Análise dos Afastamentos de Saúde dos Servidores da UFJF – CAMPUS GV (2021)

A equipe de Promoção à Saúde do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor da Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares, desenvolveu um estudo para identificar as causas do adoecimento dos servidores do Campus GV.

Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo-exploratório e observacional e do tipo série histórica, com dados disponibilizados pelo sistema SIAPE SAÚDE, na forma de relatórios agregados referente ao período de 01º de janeiro de 2021 a 31 de dezembro de 2021. Foram consultados os registros de atestados e os afastamentos homologados via perícias singulares e juntas médicas, dos servidores da UFJF-GV.

Os dados foram obtidos em números absolutos, sendo agrupados de acordo com categorias, a saber: gênero, faixa etária e cargo/carreira. Além disso, as causas dos afastamentos foram organizadas segundo os códigos da Classificação Internacional de Doenças (CID-10). Os afastamentos são do tipo: licença para tratamento da própria saúde, por causas médicas ou odontológicas.

O levantamento garantiu o sigilo, uma vez que não há identificação dos servidores, bem como foi conduzido o tratamento dos dados de forma ética, respeitando esse anonimato. A partir dos relatórios extraídos do sistema, procedeu-se então à organização e tabulação dos dados para posterior análise. Com base nos dados obtidos pelo Sistema SIAPE Saúde foi possível caracterizar os afastamentos relacionados às licenças por motivo de saúde dos servidores federais da UFJF – Campus GV, ocorridos durante o ano de 2021. Destacamos ainda que o estudo não se trata de uma pesquisa científica, mas sim um relatório gerencial para atender a demanda do Plano de Gestão do Campus GV (2021-2025).

O estudo tem como objetivo mapear as possíveis causas de adoecimento dos servidores, sinalizando para uma atenção integral e integrada, incluindo os gestores, as equipes de trabalho e quais ações poderão ser adotadas a curto, médio e longo prazo a fim de proporcionar saúde, segurança e bem-estar para todos os servidores.

O relatório ANÁLISE DOS AFASTAMENTOS DE SAÚDE DOS SERVIDORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA – CAMPUS GV (2021) (abre em nova guia, formato .pdf, tamanho: 264KB) está disponível para apreciação dos servidores, dos gestores e dos demais interessados dos órgãos cooperados do SIASS/GV.