Fechar menu lateral

Servidores da UFJF colaboram com campanha de vacinação contra Covid-19 em GV

O enfermeiro Guilherme Ruela durante vacinação nesta quinta-feira, 17, na Unipac (Foto: Arquivo Pessoal)

O enfermeiro Guilherme Ruela durante vacinação nesta quinta-feira, 17, na Unipac (Foto: Arquivo Pessoal)

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em Governador Valadares ganhou o reforço de servidores do campus local da Universidade Federal de Juiz de Fora durante a primeira etapa de imunização dos trabalhadores do ensino superior realizada nos dias 17 e 18 de junho.

A unidade do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS/UFJF-GV), por exemplo, disponibilizou uma equipe técnica de Promoção à Saúde formada pelos servidores enfermeiros Érica Barbosa Magueta Silva e Guilherme de Andrade Ruela que utilizaram a experiência de campanhas de imunização anteriores para colaborar com o processo operacional da vacinação atual. “É gratificante participar e colaborar com essa campanha de imunização tão aguardada por todos. Traz um sentimento de esperança, de dias melhores. Estávamos ansiosos pela vacina. Viva a ciência e o SUS”, ressaltou Érica Magueta.

Os dois servidores atuaram durante a vacinação realizada na Unipac, que, somente no primeiro dia, recebeu 287 trabalhadores da educação superior interessados na aplicação da primeira dose da vacina astrazeneca. “É importante poder contribuir nesse processo de imunização através da aplicação da vacina que é tão importante para o controle da pandemia no país e no mundo. Como servidor da educação superior, profissional de saúde e lotado em um setor que trabalha diretamente com os servidores, posso dizer que a promoção da saúde também se faz nos espaços acadêmicos, onde os trabalhadores também estão expostos a riscos. A prevenção e medidas de proteção são essenciais em todos os ambientes onde se faz educação”, destacou Guilherme Ruela.

 

Servidores Lúcia, Érica, Jefferson e Wteberg realizaram cadastro do público vacinado (Foto: Dante Rodrigues)

Servidores Lúcia, Érica, Jefferson e Wteberg realizaram cadastro do público vacinado (Foto: Dante Rodrigues)

Para Luan de Paula Sodré, coordenador de Gestão de Pessoas da UFJF-GV, ao trazer essa vivência para o processo de vacinação, a equipe do SIASS cumpre seu papel primordial que é a atenção à saúde dos servidores. “O SIASS/GV demonstra o seu potencial de mobilização para realizar sempre que necessário às devidas parcerias que atendam a este objetivo, coordenando e integrando atividades nas áreas de promoção e acompanhamento da saúde dos servidores da UFJF-GV e dos órgãos cooperados, sendo capaz ainda de estender as suas ações para a comunidade em geral, o que evidencia a sua importância e amplitude”.

Além dos servidores do SIASS, a vacinação dos trabalhadores da educação superior contou com o apoio de servidores de diferentes departamentos da UFJF-GV, dentre os quais Jefferson James dos Santos e Lúcia de Faria, técnicos de enfermagem do departamento de Odontologia; e Wtemberg Gonçalves de Souza, técnico em análises clínicas do departamento de Farmácia.

 

A vacinação continua nesta sexta-feira, 18, até às 15h, na Unipac e no campus II da Univale, localizado no bairro Santos Dumont. Para garantir a dose do imunizante, é necessário apresentar declaração atualizada de vínculo profissional emitida pela UFJF, contracheque recente ou algum documento que ateste o vínculo institucional, além de documento de identificação com foto.

Caso não consiga se vacinar ainda hoje, basta o servidor se dirigir a uma das unidades de vacinação ou drive-thrus da prefeitura com a documentação necessária para receber a dose.

 


Fonte:

Matéria do site da UFJF.