No mês de março é comemorado o Dia Mundial do Rim, uma ação global de conscientização sobre a importância de prevenir as doenças renais, que atinge 10% da população mundial. Assim, o estímulo à ingesta hídrica é uma ação potente para prevenção dessas doenças.
Veja nosso material informativo:

Data idealizada pela International Society of Nephrology (ISN) e tem entre seus objetivos, sensibilizar as pessoas sobre a importância dos cuidados na prevenção das doenças renais.
Como ingestão adequada de água é um cuidado fundamental, confira as dicas a seguir.

Beber diariamente entre 2 a 3 litros de líquidos como água, chá e sucos, ajuda a regular as funções do organismo, hidrata a pele e cabelos, evita cálculos renais, controla a saciedade, entre outros benefícios.
Além disso, manter-se bem hidratado ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, dos pulmões, do sistema cardiovascular e dos rins.

E por falar em rins, beber água é extremamente importante na prevenção de cálculos renais, pois o corpo mais hidratado evita que alguns sais minerais se concentrem e formem o cálculo.
O sangue mais fluido evita a solidificação. Quanto mais água, mais a urina fica clara, desintoxicando, limpando o organismo e eliminando as toxinas.

Sabe o que é fome falsa? O nosso corpo avisa que está precisando de líquidos. O que parece ser fome pode ser resolvido, também, com a ingestão de alimentos que contêm líquidos, como as frutas.
Dessa forma, o consumo de água ajuda àqueles que estão querendo emagrecer, já que sua ingestão provoca saciedade. Além disso, a água não tem calorias, somente sais minerais. Ela ainda dilui o suco gástrico e mata a sede sem efeitos colateriais.

Alguns casos de dores de cabeça, irritabilidade e insônia são causados ou agravados pela desidratação.
Então, fique atento a alguns sinais que indicam a necessidade de melhorar a ingestão de água: pele, boca e lábios ressecados, cor da urina escura, cãibras, sensação constante de fome (mesmo após alimentar-se) e espasmos musculares.

O cuidado com a hidratação deve ser redobrado na época da seca e em dias quentes. Apesar da recomendação mínima de 2-3 litros/dia, cada pessoa apresenta uma necessidade diferente de hidratação.
Portanto, caso tenha alguma doença específica ou precise fazer um controle maior de ingestão de líquidos, o melhor é procurar um especialista para indicar o volume ideal de consumo.
Anterior
Proximo