Fechar menu lateral

Cartilha sobre a convivência familiar em tempos de pandemia

Capa da Cartilha Pais e Filhos em Distanciamento Social

Cartilha produzida pela unidade do SIASS UFJF/GV. (Foto: reprodução)

O período de distanciamento social imposto pela Covid-19 já dura meses e provoca consequências em todo o país. Em meio à pandemia, estudantes, profissionais, pais, mães e filhos buscam se adaptar às novas regras de convivência, como a inserção do home office na rotina diária, o cancelamento de viagens já programadas e um maior tempo de permanência em casa, no contexto familiar, por exemplo.

Além da preocupação com a saúde pessoal e coletiva, se adaptar a essas mudanças de rotina pode ocasionar estresse e alterações no comportamento, gerando situações de conflito em casa. Com o objetivo de auxiliar no equilíbrio emocional de toda a família durante a quarentena, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) do campus Governador Valadares da UFJF produziu a Cartilha Pais e Filhos em Distanciamento Social (formato .pdf, tamanho 233 KB).

O ebook aborda a importância de se estipular uma rotina de pais e filhos, a fim de organizar horários e manter os pequenos ocupados, enquanto os adultos trabalham. “Mas atenção: não se sinta obrigado a preencher todos os horários. Um pouco de tédio estimula processos criativos, é importante que tenham tempo livre!”, completa.

O material traz, também, dicas de atividades a serem realizadas em conjunto, desde um exercício no quintal de casa, refeições coletivas, videogame, até momentos de relaxamento. “Separe um local da casa para a criança se sentir livre e brincar, pode ser o seu quarto, a varanda do apartamento ou uma cabana. Para os adolescentes, o quarto já se torna um refúgio de privacidade e liberdade”.

De acordo com a psicóloga Larissa Vieira, responsável pelo material, a iniciativa visa destacar a importância de um bom vínculo familiar, para que “quando finalmente tudo isso passar tenhamos aproveitado esta oportunidade de ouro de perceber a nossa atuação dentro da família, valorizar os relacionamentos importantes, aprender lições, corrigir erros, além de refazer e fortalecer os laços”, explica.

 


Fonte:

Matéria do Site da UFJF