Fechar menu lateral

Cartilha sobre a saudade em tempos de distanciamento social

Capa da Cartilha SaudadeO necessário distanciamento social para o enfrentamento do novo coronavírus reduz os riscos de contágio pela covid-19 ao mesmo tempo em que faz despertar a saudade de pessoas com as quais estávamos acostumados a conviver. Em tempos de pandemia, a maior prova de amor ao familiar ou amigo é manter distância e ficar em casa. Porém, fica a questão: como lidar com a ausência física de pessoas que gostamos?

Esta é a pergunta que o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) tenta responder através de um guia com sugestões que podem ajudar a reduzir os efeitos da saudade.

De acordo com Larissa Vieira, psicóloga da UFJF-GV e responsável pelo guia, é importante estabelecer uma rotina, bem como reservar um momento do dia para amenizar a saudade cultivando as relações. “Mesmo em confinamento, fale, comunique-se, e conecte-se com o mundo lá fora. Esses minutos diários darão um gás extra para que todos continuem seguindo as recomendações de segurança”.

Para isso a tecnologia é uma ótima aliada. “Ligar para alguém querido já dá um quentinho no coração. Procurar aquela amizade antiga para bater um papo. Inventar brincadeiras virtuais com os amigos. Gravar um vídeo para alguém especial. Enviar áudios de bom dia. Organizar longas conversas por vídeo. Compartilhar mensagens positivas”, ressaltou Larissa.

 

Estas e outras sugestões para amenizar a saudade estão disponíveis na Cartilha Saudade (formato .pdf, tamanho 327 KB).

 


Fonte:

Matéria do Site da UFJF