Fechar menu lateral

Inauguração do SIASS integra instituições federais em Governador Valadares

Representantes de diversas instituições federais se reuniram, nesta quinta (20), para a inauguração da nova sede do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS), do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV). Além da UFJF, integram o Siass a Delegacia da Receita Federal, o Departamento da Polícia Federal, a Fundação Nacional do Índio, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais e o Instituto Nacional do Seguro Social.

O diretor da UFJF-GV, Peterson Andrade, cumprimentou os representantes dos órgãos presentes e salientou a importância da atenção à saúde no serviço público. Segundo ele, além da troca de experiência entre as Instituições, o SIASS tem outro ponto crucial em sua estrutura: “a saúde do servidor deve ser uma área estratégica das Instituições, pois um agravo à saúde de um servidor pode comprometer a nossa missão: a prestação do serviço público”.

Ainda durante a cerimônia, Peterson reconheceu o empenho conjunto na constituição do novo local de atendimento. “Agradecemos a todos pelo apoio e também pela presença da equipe do SIASS de Juiz de Fora, por terem prestigiado este importante momento do nosso campus. A UFJF-GV está de portas abertas para os servidores federais conhecerem nossos cursos, projetos e ações de pesquisa e extensão”, pontuou.

Para o engenheiro de Segurança do Trabalho e representante da pró-reitoria de Recursos Humanos da UFJF, Paulo Célio Soares, o SIASS representa uma referência para o setor público de Governador Valadares e região. “Os servidores agora têm um local de apoio para as questões de saúde, proteção e segurança”. O delegado da Receita Federal em GV, Márcio dos Santos Roque, considera a parceria um “fortalecimento do serviço federal na cidade, a partir do esforço mútuo das Instituições. Mais do que reforçar os órgãos, o SIASS tem como finalidade apoiar o servidor”.

A partir do oferecimento de serviços que integram a saúde do trabalhador em áreas como perícia, promoção de saúde, vigilância e saúde ocupacional, a gestora do SIASS, Erica Barbosa Silva, comemora a realização de um sonho. “Com o trabalho de muitas pessoas, hoje temos uma equipe multidisciplinar que desenvolve ações em todos esses eixos, preconizados pela Política de Atenção à Saúde do Servidor”, comentou.

Instituído pelo Governo Federal em 2009, o SIASS visa a coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores da administração federal direta, autárquica e fundacional, de acordo com a política de atenção à saúde e segurança do trabalho do servidor. O SIASS fica localizado à Avenida Brasil, 2.834, no centro de Governador Valadares.

 


Fonte:

Site da UFJF Campus GV