Com tom acolhedor, grupo se reuniu com a participação da gestão da PROGEPE
“A preparação para a aposentadoria deve acontecer desde o início da vida laboral. É uma jornada, uma construção ao longo da vida.” A fala de Anna Cláudia Rodrigues, assistente social do Polo sobre o Envelhecimento e integrante do Grupo de Trabalho (GT) do Programa de Preparação e Educação para a Aposentadoria (PPEA), sintetiza o primeiro encontro da edição 2025 do Programa.
Realizado no dia 16 de setembro, na Casa Helenira Preta, o grupo de servidores – entre docentes e técnico-administrativos – iniciou sua caminhada de reflexões e aprendizados sobre a transição para a aposentadoria, com um clima amistoso e repleto de expectativas. Para Anna, o PPEA é parte de uma política pública, já prevista no Estatuto do Idoso, que vem sendo consolidada ao longo de duas décadas em outras normativas.
Na abertura, a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Isabela Veiga, ressaltou que acompanhar de perto a trajetória de servidores em diferentes fases da vida funcional é um privilégio: “como gestora na PROGEPE, é especial poder presenciar tanto a entrada de novos servidores quanto a jornada de quem se aproxima da aposentadoria. É uma forma de valorizar e reconhecer a história de cada um”.
A coordenadora da Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar (COSSBE), Leandra Duarte, destacou o empenho da equipe na preparação do Programa, lembrando o número de reuniões e a dedicação envolvida previamente: “a equipe é muito comprometida, e isso torna o grupo especial”.
Sobre conexões e vínculos
Um dos momentos mais simbólicos foi a dinâmica do barbante, já tradicional nos encontros do PPEA. Nela, os participantes formam uma teia que simboliza os vínculos que os conectam, tendo a UFJF como elo central. “O grupo é vínculo, a gente se constrói a cada encontro. Estamos como mediadoras, mas o grupo é de vocês, para vocês e por vocês”, reforçou Anna.
A assistente social Sabrina Barra, da COSSBE, comentou sobre o efeito das falas e memórias compartilhadas: “a maior parte das falas me despertou uma lembrança, uma conexão… é muito interessante como essa dinâmica nos aproxima”. Já a assistente social Daniele Stivanin, do Núcleo de Planejamento, Inovação e Assistência (NUPLA), apresentou os combinados que guiarão o grupo, comparados a um contrato coletivo. Entre eles, estão valores como cordialidade, assiduidade, sigilo e comprometimento.

Equipe do PPEA é formado por GT para desenvolvimento de ações de preparação e educação para a aposentadoria, no âmbito da UFJF (Foto: Comunicação da PROGEPE)
A enfermeira Quéren Hapuque, também da COSSBE, trouxe informações sobre a estrutura do PPEA, ressaltando a criação do GT e o esforço institucional da UFJF em consolidar a política de preparação para a aposentadoria.
Perfil do grupo e expectativas
Na sequência, Sabrina apresentou um levantamento sobre o perfil dos 18 participantes. A maioria está entre 60 e 69 anos, sendo que sete ingressaram no mercado de trabalho antes dos 18 anos, e outros sete entre 18 e 25. Quanto às despesas, a saúde aparece como principal item do orçamento familiar, seguida de alimentação e moradia.
O levantamento também mostrou que dez integrantes cultivam hobbies além do trabalho, e 14 já vinham se preparando para a aposentadoria antes mesmo de ingressar no programa. Sobre as expectativas em relação ao PPEA, surgiram palavras como reflexão, amadurecimento, motivação, disciplina, organização financeira, interação, ampliação do olhar e novas discussões.
Para a docente do curso de Medicina Veterinária, Virgínia Pereira, a experiência foi muito enriquecedora. “De forma leve e divertida, foi possível nos conhecer melhor e esclarecer dúvidas mais específicas sobre as próximas semanas. A troca de experiências promete ser muito produtiva. Esse primeiro encontro reforçou ainda mais a expectativa positiva em relação ao Programa”.
Próximos encontros
A edição 2025 do PPEA contará com encontros semanais até novembro. A programação inclui temas como:
- Trabalho e Identidade (23/09)
- Envelhecimento e Aposentadoria (30/09)
- Tempo Livre e Saúde Mental (07/10)
- Envelhecimento e Saúde (14/10)
- Projetos de Vida (21/10)
- Previdência Social (04/11)
- Organização Financeira (11/11)
- Trajetória no Trabalho (18/11)
Cada encontro terá participação de um especialista convidado, com parte expositiva e espaço para trocas e vivências coletivas.
