Médica perita também alerta para os riscos do tabagismo
A nova edição do informativo Saúde em Dia, elaborado pela Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar da UFJF (Cossbe/Progepe), já está disponível e traz como destaque o avanço do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) nas unidades acadêmicas da Universidade. A publicação também reforça a importância da conscientização sobre os impactos do tabagismo, em referência ao Dia Mundial Sem Tabaco, celebrado em 31 de maio.
Segurança como prioridade
Com o objetivo identificar e prevenir riscos ocupacionais nos ambientes de trabalho, o Programa de Gerenciamento de Riscos na UFJF é conduzido pela Gerência de Segurança do Trabalho da Cossbe. “Estamos construindo uma cultura de segurança que beneficia servidores, estudantes e prestadores de serviço, além de garantir a continuidade das atividades institucionais dentro das normas legais”, explica o gerente de segurança do trabalho da Cossbe, Rodrigo Cruz.
A matéria detalha as etapas do programa — do reconhecimento dos ambientes à implementação do plano de ação — e destaca a importância do envolvimento das chefias durante as visitas técnicas, especialmente em laboratórios.
Dia Mundial Sem Tabaco
Para falar sobre o risco do tabagismo, tanto para os fumantes quanto para pessoas expostas à fumaça, a médica perita da Cossbe, Lilian Marzullo, problematiza quais locais seriam considerados seguros para todos. Em sua perspectiva, essa é uma preocupação coletiva, já que mesmo em áreas parcialmente abertas, há risco de exposição ao fumo passivo.
