A gênese do MEMORIAL DA REPÚBLICA PRESIDENTE ITAMAR FRANCO encontra-se no Instituto Itamar Augusto Franco, criado, em 2002, com a determinação de guarda de expressivo acervo, que permite conferir parte significativa da recente história da República e a trajetória de vida pública e política de seu titular.
Em dezembro de 2010, o Conselho Superior da Universidade Federal de Juiz de Fora aprovou a incorporação do acervo histórico-cultural, doado naquele ano pelo ex-presidente Itamar Franco à UFJF. Em 7 de julho de 2014, o Consu, por unanimidade, aprovou a criação e o regimento do Memorial.
Ao acolher este acervo, constituído por arquivo de documentos e imagens, biblioteca e objetos pessoais, a UFJF construiu um espaço específico, no centro da cidade, ao lado do Museu de Arte Murilo Mendes, que abriga a coleção de arte do poeta juiz-forano, reunida em Juiz de Fora graças ao esforço do então presidente Itamar Franco e de seus colaboradores junto à viúva do poeta.
A UFJF, ao instituir o MEMORIAL DA REPÚBLICA PRESIDENTE ITAMAR FRANCO, salvaguarda um significativo recorte da memória da República Federativa do Brasil. Além do projeto arquivístico, o Memorial vem fortalecer a missão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) no exercício de estudos e investigações sobre as políticas públicas de caráter histórico e contemporâneo do sistema político brasileiro, em especial do recorte da vida política, econômica e cultural da cidade.
Telefone: (32) 2102-3594
Site: www.mrpitamarfranco.com.br (abre em nova janela)
Confira algumas imagens do Memorial Itamar Franco