O desafio norteia o Encontro Tríplice de Música Antiga, que, com o apoio da Cultura Artística, chega virtualmente à sua última etapa, na próxima segunda-feira, dia 22, para a realização do 12º Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XVI, XVII e XVIII da Universidade de São Paulo (USP). A diretora artística do evento, professora Monica Lucas, ressalta o sucesso das fases anteriores, que contaram com a 7ª Semana de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí e o 32º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira da UFJF, lembrando que a proposta de agora é reforçar essa área de estudos e pesquisas científicas, atraindo e ampliando o universo de interessados em explorá-lo.
Monica explica que o Encontro da USP vem para estimular os estudos sobre a poética musical entre os séculos XVI e XVIII, desenvolvendo e instigando a investigação e as oportunidades de troca e propagação desse conhecimento. A programação foi pensada com o propósito de provocar uma reflexão sobre as relações entre as formas simbólicas de representação, transpondo o “ut pictura poesis”, que significa “assim como a imagem, a poesia”, para “ut pictura musica”, ou seja, “assim como a imagem, a música”, a fim de destacar essas relações e pensá-las como possibilidades de acesso e compreensão das teorias, poéticas e práticas da música antiga”.
A professora ressalta que, nos 500 anos da morte de Josquin des Desprez, a 12ª edição do Encontro de Pesquisadores faz um tributo a esse célebre compositor europeu, aclamado como mestre pioneiro da polifonia vocal na gênese do Renascimento. A homenagem se traduz em debate e temática para alguns dos trabalhos apresentados. Na programação semanal, que tem abertura por conta do professor Leon Kossovitch e sessões on-line veiculadas pelo Canal da Cultura Artística no YouTube, há apresentação de projetos de pesquisas, lançamentos de livros e discussões em torno de temas como “Ut Leonardo Josquin”, “Música para os olhos”, “Representações do ethos feminino” e “Teatro dos Afetos Humanos”.
Do passado ao futuro
Para compreender a importância do Encontro de Pesquisadores, é preciso observar que a poética musical ocidental dos anos 1501 a 1800 tem por base a coordenação entre processos de produção e recepção da música, cuja finalidade se encontra no efeito que provoca no ouvinte. “Esse princípio, de natureza retórica, servia ao propósito de afirmar e consolidar as instituições e lugares de poder político e religioso, especialmente estados e igrejas, a cujos interesses essa produção musical atendia, mobilizando as comunidades de civis e fiéis”.
Segundo a diretora artística, que preparou o texto de apresentação sobre o Encontro, disponível no endereço rectoricamusical.com, “esse contexto, a música e as demais formas de representação simbólica do poder eram sistematicamente regradas, retoricamente projetadas e executadas e racionalmente percebidas. Hoje, essa produção musical constitui um campo específico de estudos e pesquisas científicas para o qual cada vez mais pesquisadores dirigem seus esforços”.
Círculo virtuoso
Responsável pelo Festival Internacional de Música Colonial Brasileira, o professor Marcus Medeiros avalia que o tradicional Encontro de Pesquisadores em Poética Musical dos séculos XVI, XVII e XVIII vem fechar com chave de ouro o Encontro Tríplice de Música Antiga, uma vez que conseguiu entrelaçar a formação musical, com as oficinas de instrumentos; a formação de público, com os recitais e os documentários, e, agora, a pesquisa com os debates, sendo que tudo isso está conectado, interligado em uma espécie de círculo virtuoso.
Lembrando que muitos instrumentos foram reconstruídos a partir de imagens, a exemplo do que ocorreu com o grupo Há Tempos, participante de uma das edições do Festival, Medeiros diz que a performance historicamente informada é alimentada pelas pesquisas. “Todas as descobertas e os estudos nesse sentido comunicam sobre a prática instrumental. Isso é muito importante, porque não temos registros fonográficos das obras musicais daquela época e tudo vai da investigação de imagens, tema do nosso evento, do estudo dos tratados e de quaisquer narrativas que descrevam alguma música ouvida, alguma performance, algum instrumento”, analisa.
Programação (Canal da Cultura Artística no YouTube)
22 de novembro
17h
Sessão de Comunicações 1
Apresentação de Projeto de Pesquisa: “Las flautas históricas y su repertório: problemáticas estéticas de la práctica de la música antigua en el presente”. Gabriel Persico, Monica Lucas, Sandra Giron, Carolina Pérez Bergliaffa, Gabriela Galván, Andrés Arzaquet;
Lançamento do livro “Teorias, Poéticas e Práticas da Música Antiga”. Cassiano Barros, Luiz Henrique Fiaminghi, Mônica Lucas (Org.).
20h
Palestra de Abertura — Ut Pictura Musica
Convidados: Prof. Dr. Leon Kossovitch (USP)
Profa. Dra. Adma Fadul Muhana (USP)
23 de novembro
17h
Sessão de Comunicações 2
Mediação: Prof. Dr. Gabriel Persico (UNA)
“Giovanni Bassano e a tradição da arte de diminuir”. Daniel Figueiredo e Marcos Pupo Nogueira;
“Possibilidades de ornamentação a partir da prática da transcrição: um estudo sobre a cadência do primeiro movimento (Vivace) da Sonata N° 6 de Il Pastor Fido (ca. 1737), de Nicolas Chédeville”. Letícia Arnold e Lúcia Carpena;
“A actio na música instrumental setecentista: nuances de tons e variedade rítmica de acordo com preceptivas de Quantz e Mattheson”. Noara Paoliello;
“Puritas, Latinitas et Perspicuitas: as virtudes da clareza e da precisão linguística na música barroca italiana”. Roger Lins de Albuquerque Gomes Ribeiro.
20h
Debate – Ut Leonardo Josquin
Convidados: Profa. Dra. Paula Vermeersch (UNESP)
Prof. Dr. Hector Rubio (Universidad de Córdoba)
Mediação: Prof. Dr. Cassiano Barros (UDESC)
24 de novembro
17h
Sessão de Comunicações 3
Mediação: Prof. Dr. Marcus Held (USP)
“Os quatros elementos e suas representações e influências na pintura e na música francesa do século XVIII”. Felipe Galhardi;
“O Lamento Amoroso, segundo Claudio Giovanni Monteverdi e Manuel Botelho de Oliveira”. Jean Pierre Chauvin;
“Retórica, Performance e Música: A Estética Barroca de Pe. António Vieira”. Marcus Mota;
“Considerações sobre a História da Música em Johann Mattheson (1739)”. Paulo Mugayar Kühl e Mônica Isabel Lucas;
“Paragone em Das Nëu-Eröffnete Orchestre de Johann Mattheson”. Stefano Paschoal e Mônica Isabel Lucas.
20 h
Debate – Música para os olhos
Convidados: Profa. Dra. Carin Zwilling (USP)
Prof. Dr. George Gütlich (UFMG)
Mediação: Prof. Dr. Paulo Kühl (UNICAMP)
25 de novembro
17h
Sessão de Comunicações 4
Mediação: Prof. Dr. Fernando Luiz Cardoso Pereira (USP)
“Cinco vozes em Ferrara: um contexto alternativo para Huc me sydereo e Stabat Mater de Josquin”. – Brett Kostrzewski;
“As Susanas de Manoel Rodrigues Coelho – roupagem barroca finamente tecida para uma chanson renascentista – um estudo de caso sobre as intavolaturas para teclado como ekphrasis da narrativa, pintura e canção”. Marcos Krieger;
“Ut Josquin Palestrina? Parte 1. A conversão melódica do motto silábico ‘ut sol’ por hexacordes em motetos com ou sem transposição per bemolle”. Fernando Luiz Cardoso Pereira;
“Música para os olhos: considerações sobre figura e estilo a partir das preceptivas de J. Burmeister e Bernhard”. Cassiano de Almeida Barros.
20h
Debate – Representações do Ethos Feminino
Convidadas: Profa. Dra. Silvana Scarinci (UFPR)
Profa. Dra. Laury Gutiérrez (Brandeis University)
Mediação: Profa. Dra. Silvia Fernandez
26 de novembro
17h
Sessão de Comunicações 5
Mediação: Prof. Alfredo Zaine (Unesp)
“A ênfase harmônica em detrimento do contraponto gerado pelos instrumentos de cordas dedilhadas”. Alexandre Ribeiro e Joabe Guilherme;
“Um elogio ao retratado Francesco Geminiani como modelo de autoridade para a música britânica setecentista”. Marcus Held;
“Estudos de retórica musical do século XVIII: um levantamento das traduções de fontes primárias no Brasil”. Luciana Gifoni;
“A supressão do quinte de violon da orquestra da Ópera de Paris e suas implicações nas revisões de coros de J.-B. Lully no século XVIII”. Matheus Theodorovitz Prust;
“A realização do baixo contínuo no violoncelo: possibilidades e um estudo de caso em Vivaldi”. William Teixeira e André Micheletti.
19h
Homenagem ao Prof. Dr. Mário Henrique Simão D’Agostino (1963-2021)
Mediação: Profa. Dra. Mônica Lucas (USP)
20h
Debate -Teatro dos Afetos Humanos
Convidados: Profa. Dra. Laura Rónai (UERJ)
Prof. Dr. André Tavares (UNIFESP)
Mediação: Profa. Dra. Mônica Lucas (USP)
Outras informações no site do Encontro Tríplice de Música Antiga.