Com 55 artistas do país e do exterior, o Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) inaugura a exposição “Sentado à Beira do Tempo, a poética de Murilo Mendes” no próximo dia 23, terça-feira, quando o Museu reabre suas portas ao público em horário restrito: de terça a sexta-feira, de 14 às 18 horas. A mostra chega à cidade após temporada de sucesso no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro, onde recebeu a visitação de mais de 11 mil pessoas.
Comprometido com os protocolos de biossegurança no combate à Covid-19, o MAMM exigirá o uso de máscara obrigatório, a higienização das mãos com álcool em gel, bem como o respeito ao distanciamento social. O número de visitantes e o tempo de cada visita serão controlados, porém não será exigido o agendamento prévio.
Na edição de Juiz de Fora, Petrillo é o curador convidado, e abraça a proposta como uma oportunidade ímpar de homenagear o poeta, estabelecer parcerias, ampliar contatos e realizar um intercâmbio entre artistas locais e de outros estados. “É importante o fato de que conseguimos transpor a obra de Murilo Mendes para as artes visuais, honrando o legado que esse grande escritor nos deixou”.
A exposição foi pensada e realizada pela Acesso Arte Contemporânea, que está na sua sétima edição e é formada pelas curadoras Marilou Winograd, Gilda Santiago e Aline Toledo. Ao longo dos anos, os temas de cada exposição foram escolhidos de forma a fazer com que os artistas convidados deslocassem sua criação para uma área do pensamento mais ousada e reflexiva. “Um projeto baseado em pesquisa e informação”, observam.
Os textos críticos do catálogo são do escritor e ensaísta da Academia Mineira de Letras Silviano Santiago e do artista e superintendente do MAMM Ricardo Cristofaro, que considera de grande amplitude as associações entre poesia e artes visuais na obra de Murilo Mendes, o que é evidenciado nas analogias, na organização e na inclusão de elementos gráficos para a construção de certos poemas. Ele destaca que Murilo Mendes estruturou grande parte de seu universo poético na visualidade.
Sem limites
“A proposta curatorial é romper os limites, associando à escolha temática um desafio ao diálogo, ao contato, às interseções e às correspondências entre as obras. Ao propor uma referência para o criar, a exposição transforma-se em um espelho facetado do tema, onde as imagens compõem um caleidoscópio de significados e questionamentos”, ressalta Marilou Winograd.
Complementando, a curadora Aline Toledo diz que a “Sentado à Beira do Tempo” não poderia mostrar-se mais atual, sendo também uma ação política, um ato artístico. “Como nenhum outro, Murilo Mendes sempre teve uma relação intrínseca com as artes plásticas, além de ser um crítico de arte e grande colecionador de obras”, destaca.
A ideia da mostra, segundo Gilda Santiago, é provocar indagações, provocando o público a suscitar ponderações sobre as inquietações de um poeta singular. Isso, ao mesmo tempo em que é demonstrado como os artistas contemporâneos reagem a essa reflexão, revelando ao observador uma outra dimensão da arte, por meio da poesia.
Diálogo poético
Juiz de Fora, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo, Porto Alegre e Lisboa estão representados com 64 obras bi e tridimensionais, entre pinturas, desenhos, gravuras, fotos, colagens, esculturas, objetos, vídeos e performances, estabelecendo um interessante diálogo com a poética de Murilo Mendes. Com uma poética diversa e pessoal, cada artista escolheu um poema/aforismo/verso para contextualizar o pensamento muriliano.
Participam desta edição, por ordem alfabética, Adriana Tabalipa, Anna Braga, Alexandre Dacosta, Alexandre Murucci, Alexandre Sá, Ana Durães, Analu Nabuco, Anderson Rosa, Augusto Herkenhoff, Cláudia Lyrio, Cris Cabus, Cristina Lapo, Eduardo Mariz , Enéas Valle, Fabricio Carvalho, Fernanda Chemale, Fernanda Cruzick, Francisco Brandao, Gilda Lima , Gilda Santiago, Isabela Frade, Jabim Nunes, John Nicholson, Julia Vitral, Laura Bonfá Burnier, Lígia Teixeira.
E ainda: Lucas Soares, Luiz Badia, Marcia Clayton, Marcus Neme, Maria Clara Contrucci Marilena Moraes, Marilou Winograd, Mario Camargo, Mark Engel, Monica Mansur, Myriam Glatt, Ney Valle, Nina Mello, Osvaldo Carvalho, Pedro Hugo Vilanova, Pedro Rangel, Petrillo, Ricardo Cristofaro, Ricardo Muniz De Ruiz, Shala Felippi, Shirley Pães Leme, Silvia Santiago, Solange Escosteguy Cardoso, Valéria Campos, Vania Barbosa, Vinicius Balarini, Walter Goldfarb, Yolanda Freire.
Serviço
Visitação: de 23 de novembro de 2021 a 06 de março de 2022, de terça a sexta-feira, das 14 às 18 horas
Local: Museu de Arte Murilo Mendes
Endereço: Rua Benjamin Constant 790, Centro, Juiz de Fora
Telefone: (32) 3229-9070
Contatos
José Augusto Petrillo
japetrillo@terra.com.br
(32) 9103 4829
Marilou Winograd
(21) 2236 2330
(21) 99642 9284
Aline Toledo
(21) 98112 3631
Gilda Santiago
(21) 98112 4412