Fechar menu lateral

Grupo chileno apresenta protagonismo da dança no repertório barroco francês

Os músicos chilenos Cristián Gutiérrez (teorba), Luciano Taulis (viola da gamba) e Antonia Sanchez (oboé barroco) participam pela primeira vez do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga no sábado, 28 de novembro. Reunidos em uma velha casa de estilo colonial, de madeira e adobe, cedida por um conhecido luthier e colecionador de instrumentos para a gravação do concerto – já que o uso de lugares públicos como igrejas e teatros permanece restrito no Chile –, o trio apresenta o programa Las Danzas Ocurrentes, que poderá ser visto por streaming no canal do Centro Cultural Pró-Música no YouTube.

 

O programa parafraseia uma obra de Nicolás Chedeville, compositor e construtor de oboés, e nasce, segundo Cristián Gutiérrez, da profunda ideia da “dança” como grande protagonista do barroco francês e da criação musical que daí decorre. “Junto com a suíte francesa mais formal, acrescentam-se movimentos mais livres e mais próximos da linguagem instrumental, como Prelúdios e Fantasias, onde suítes de diferentes autores se combinam com a ideia de ‘suíte dupla’, pois, longe da ideia de obra acabada, reunimos músicos que provavelmente tocaram e improvisaram juntos”, afirma o músico, ao comentar o programa em entrevista por e-mail à Pró-reitoria de Cultura, referindo-se aos compositores que eram contemporâneos e conviveram na corte.

 

Outras danças, típicas da vida cortesã – Allemandes, Sarabandes, Courantes, Gigues –, todas originalmente para serem dançadas sob as indicações de coreografias estritas em seus detalhes ou com as explicações específicas de cada uma descritas em um tratado, encontram e exploram possibilidades sonoras diversas, “entendendo que, nesta época, música e movimento [do corpo, no bailar] são um todo”, ressalta.

 

Cristián Gutiérrez, Luciano Taulis e Antonia Sanchez (Chile)

Grupo chileno se apresenta pela primeira vez no Festival – Cristián Gutiérrez (Teorba), Luciano Taulis (Viola da Gamba) e Antonia Sanchez (Oboé barroco).

 

Dos autores incluídos no programa, sabe-se com certeza que Jacques-Martin Hotteterre, Pierre Danican Philidor, Marin Marais e Robert de Visée trabalharam para Luís XIV, estando os três primeiros músicos vinculados à corte e o terceiro sendo violonista, teorbista e “mestre de violão do rei”. Jacques-Martin Hotteterre nasceu em uma família de renomados construtores de instrumentos de sopro. “Todos esses artistas são estupendos exemplos do bon goût francês em seu nacionalismo e na inclusão deliberada de ‘gostos’ importados, além de virtuoses em seus respectivos instrumentos e na arte da composição”, observa Cristián Gutiérrez.

 

 

Reinvenção

 

Para Cristián Gutiérrez, a realização do Festival em ambiente on-line não compromete esse evento tradicional e é uma alternativa que se impõe frente às mudanças exigidas pelo momento: “Ao longo da história, muitas coisas que antes pareciam inaceitáveis ​​ou incompreensíveis se tornaram naturais. Agora mesmo enfrentamos tempos que nos convidam a ouvir e participar da arte de outra forma, e isso não muda sua qualidade. É uma feliz circunstância que o Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga seja uma parte ativa e real deste momento histórico”, afirma ele.

 

Segundo o artista, 2020 tem sido um ano particular em muitos aspectos: “Todos nós aprendemos algo novo e todos entendemos que o mundo, as relações e a arte devem aprender a se reinventar. Talvez o mais importante para nós é que percebemos que o desejo de fazer música e compartilhá-la não desapareceu, apesar das dificuldades”, conclui Gutiérrez, afirmando de antemão sua expectativa de que o grupo possa voltar a participar do evento em futuras edições.

 

O 31º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga é uma realização da Pró-reitoria de Cultura e Centro Cultural Pró-Música/UFJF.

 

31º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga – Edição virtual

 

Concerto de Teorba, Viola da Gamba e Oboé Barroco – Cristián Gutiérrez, Luciano Taulis e Antonia Sanchez (Chile)

 

Dia 28, às 20h, no canal do Centro Cultural Pró-Música no YouTube

 

* Às 19h, palestra do professor de Música da UFJF Rodolfo Valverde faz a contextualização histórica dos programas dos concertos.

 

PROGRAMA

 

Las danzas ocurrentes

 

 

 

Jacques-Martin Hotteterre (1674-1763)                                                     Suite en Do majeur

Prelude

Allemande

Courante

Grave

Gigue

 

Marin Marais (1656-1728)/Robert de Visée (1655-1733)                       Préludes I – II

Allemande “La Royale”

Courante

Sarabande

Fantasie

 

Pierre Danican Philidor (1681-1731)                                                           Cinquième suite en Ré mineur

Prelude. Tres lentement

Allemande

Sarabande

Gigue

 

 

 

OS MÚSICOS

 

Antonia Sánchez – Oboé

 

Antonia Sánchez nasceu em Santiago do Chile. Iniciou seus estudos formais em oboé no Conservatório da Pontificia Universidad Católica de Chile e depois na Universidad de Chile, com especialização em Teoria Musical. Em 2005, obteve o apoio do Consejo Nacional de la Cultura y las Artes para estudar o oboé barroco sob a direção do proeminente professor e especialista Alfredo Bernardini em Barcelona, ​​Espanha. Mais tarde, estudou o oboé histórico no Conservatorio Real de La Haya, depois continuou seus estudos de mestrado sob a orientação do Professor Frank de Bruine. Já se apresentou com diferentes grupos no Chile, Argentina e em toda a Europa, como Les Carillons, Concerto Amsterdam, De Swaen, Ensemble Orfeo 55, Florilegium Musicum, Ensemble Elyma, entre outros. É membro fundador da L’Harmonie Nouvelle, na Suíça, um quinteto de sopros dedicado ao repertório de fins do séc. XVIII e princípios do séc. XIX, e o grupo La Consonancia, dirigido por Cristian Gutiérrez. Como docente, trabalha na Universidad Alberto Hurtado, na Universidad Católica Silva Henríquez e na Universidad Diego Portales.

 

 

Luciano Taulis – Viola da Gamba

 

Nasceu no Chile em 1984. Iniciou seus estudos de viola da gamba no Chile, cursando o grau elementar desse instrumento na Universidad Católica do Chile. Em 2006, mudou-se para Sevilha, onde estudou o mesmo sob a orientação do maestro Ventura Rico e Wieland Kuijken. Desde o seu início como gambista, tem participado em diversos projetos e grupos de câmara e orquestra, percorrendo os vários períodos da música antiga e dando concertos no Chile, Alemanha, Bolívia, Espanha e França. Da mesma forma, tem colaborado em projetos de teatro e dança como intérprete e criador musical, aventurando-se no campo da música contemporânea e do flamenco. No Chile, participa regularmente de diferentes grupos, entre os quais a Orquesta Barroca Nuevo Mundo e Les Carillons, dirigida por Rodrigo Díaz, e o grupo La Consonancia, dirigido por Cristián Gutiérrez.

 

 

Cristián Gutiérrez – Teorba

 

Nascido em Santiago do Chile, é um dos intérpretes chilenos mais proeminentes na especialidade da música antiga. Estudou violão no Conservatorio de Música de la Facultad de Artes de la Universidad de Chile. Recebeu uma bolsa de estudos para viajar à Espanha para continuar seus estudos de especialização com Juan Carlos Rivera e Xavier Díaz-Latorre. Já fez mais de 15 gravações, além de participar de gravações e transmissões de rádio em diversos países, como Espanha, França, Inglaterra, Holanda e Portugal. Tem desenvolvido um notável trabalho como solista e membro de vários grupos, trabalhando com algumas das mais destacadas personalidades da música antiga a nível mundial. Foi apresentado em mais de 20 países na América, Europa, Oriente Médio e Ásia. Desde 2013, é artista do selo Carpe Diem Records em Bremen, na Alemanha. Como docente, é professor permanente na Hudební lahůdky Academy em Praga, na República Tcheca, e regularmente dá cursos e masterclasses na Akademie für Alte Musik em Bremen, na Alemanha. Também ministrou cursos em países da América Latina, como Costa Rica, Colômbia, Bolívia e Argentina. É diretor musical do grupo La Consonancia, do trio La Pulsata, e atua como acadêmico na Universidad Alberto Hurtado e no Conservatorio de Música de la Universidad Mayor.

 

 

 

Outras informações:

 

Centro Cultural Pró-Música – produção.promusica@ufjf.edu.br

Pró-reitoria de Cultura – cultura.ufjf@gmail.com

YouTube – Centro Cultural Pró-Música