Fechar menu lateral

Da pintura romântica aos jogos virtuais

Simone Rolim, educadora do Museu Victor Meirelles, em Florianópolis, ministra palestra no próximo dia 29, às 19h, no MAMM

 

Muita gente conhece o quadro A primeira missa no Brasil, pintado em 1861, atualmente pertencente ao Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. A obra, que narra de forma bela e pacífica o primeiro evento da Descoberta do Brasil, está estampada em livros escolares e fartamente dispersa na internet. Autor do trabalho, e de muitos outros quadros que ajudam a contar a história do país, Victor Meirelles dá nome ao museu, cujo espaço físico é a própria casa onde nasceu, em Florianópolis. Técnica em Assuntos Educacionais do espaço há um ano e meio, a antropóloga social Simone Rolim será a segunda convidada do projeto Educadores de Museus Brasileiros no Museu de Arte Murilo Mendes e conversa com o público no próximo dia 29, às 20h.

Expoente do romantismo, Victor Meirelles também foi influenciado pelo barroco e pelo neoclassicismo, o que representa um grande desafio para o museu, visto que o público é transportado a uma época distante e a um estilo artístico já pouco usual. Segundo Simone, a alternativa do museu foi conjugar duas exposições simultâneas, uma de arte contemporânea, que dura cerca de dois meses, e outra do próprio acervo do artista, com longa duração. “O fato de nós termos dois exemplos de produções situadas em contextos socioeconômicos, temporais e culturais diferentes, nos permite um diálogo mais visível com a história da arte”, reflete a educadora.

No centro da história

Pensado e criado em 1930 por um grupo de intelectuais interessados em preservar a história artística do país e do pintor catarinense, o Museu Victor Meirelles é, atualmente, administrado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A área de ação educativa do espaço surgiu em 1994 e hoje desenvolve cinco projetos: Projeto de Mediações, Vi Vendo Victor Meirelles, Museu Vai à Escola/Escola Vai ao Museu, Victor em Jogo e Projeto de Inclusão Sociocultural. Um dos projetos de maior destaque, Victor em Jogo, acontece tanto dentro do museu com os visitantes, quanto no espaço virtual do site, e busca instigar o público a descobrir mais informações sobre a vida e a obra do artista que dá nome à casa. De acordo com Simone, a utilização da tecnologia confere leveza na abordagem de temas frequentes na obra de Victor Meirelles, tais como a morte e a guerra.

Instalado no coração da cidade, que à época do pintor chamava-se Nossa Senhora do Desterro, o museu é um dos grandes polos de cultura de Florianópolis, promovendo colóquios, palestras, oficinas e sessões de cinema, todos gratuitos, numa prova de que o espaço que reúne história e arte também serve ao entretenimento. “Costumamos trabalhar muito com o contexto cultural de produção artística do Século XIX e o atual”, explica Simone, apontando para uma possibilidade de falar do passado sem tirar os pés do presente.