Fechar menu lateral

UFJF incorpora Pró-Música em solenidade

UFJF incorpora Pró-Música em solenidade, dia 9, no MAMM

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), através da Pró-reitoria de Cultura (ProCult), realiza a incorporação do Centro Cultural Pró-Música, em solenidade que acontece na próxima quinta-feira, 9 de junho, às 10h30, no Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM). O reitor Henrique Duque de Miranda Chaves Filho assina o termo oficial, que coroa de êxito negociações que remontam a 4 de setembro de 2008, data em que os dirigentes da entidade, Maria Isabel e Hermínio de Sousa Santos, solicitaram à Universidade uma análise sobre o assunto. Com o ato, o Pró-Música passa a ser Órgão Suplementar da Reitoria, com uma minuta de Regimento que procura disciplinar a missão e os objetivos do órgão, garantindo sua consonância com os interesses e a perspectiva histórica das duas instituições.

 

Segundo o reitor Henrique Duque, “ao longo de sua existência, UFJF e Centro Cultural Pró-Música construíram diversas parcerias e, agora que a Universidade acabou de completar 50 anos, resolveram investir na mais audaciosa parceria jamais sonhada pelas duas. Resolveram se unir, de maneira cabal e definitiva, em prol da cultura e da arte”.  E complementa: “A partir da doação de todo o patrimônio do Centro Cultural Pró-Música para o patrimônio da UFJF, aprovado pelo Egrégio Conselho Superior em 30 de março de 2011, nasce uma nova realidade para a música erudita, para os diversos campos de atuação cultural”.

 

O pró-reitor de Cultura da UFJF, José Alberto Pinho Neves, avalia que a incorporação confirma a credibilidade da UFJF que, de modo diferenciado, nos últimos anos, resgatou a importância da cultura como instrumento de inserção acadêmica, pesquisa e extensão. “O comprometimento do reitor Henrique Duque com este processo cultural levou-o a criar uma Pró-reitoria de Cultura, que vem atuando tal como o galo cantador do poema “Tecendo a manhã” de João Cabral de Melo Neto, que eclode seu canto harmonizado a outros cantos, tecendo o amanhã cultural da terra de Murilo Mendes. Esta incorporação, união de valores e sucesso consolidados, constitui-se num diálogo constante entre a UFJF e a sociedade pela voz da cultura”, ressalta.

 

Presidente do Centro Cultural Pró-Música desde a sua fundação, em 1971, Maria Isabel de Sousa Santos declara que se trata de um ganho que vai além das duas instituições envolvidas. “Com o atendimento da UFJF à proposta de incorporação do Pró-Música, através da doação de seu patrimônio material e imaterial, tenho a convicção que não só as atividades desenvolvidas pela nossa instituição manterão o nível de qualidade praticado nestes 40 anos de existência: Mais do que isto, enxergo o natural e inevitável crescimento dos trabalhos aqui desenvolvidos. Portanto, ganha o Pró-Música, ganha a UFJF e, o mais importante, ganha a cidade de Juiz de Fora e a região”.

 

Vocações em sinergia

 

É importante observar que, em trecho do parecer final do Conselho Superior da UFJF, a conselheira relatora Diva Chaves Sarmento assinala que os estudos realizados pelas Comissões designadas para analisar a proposta de incorporação permitem perceber a sinergia entre os propósitos das duas instituições no que concerne à promoção e à divulgação da cultura da região. “A criação do Instituto de Artes e Design, na UFJF, compreendendo, entre outros, o curso de música, assinala interesses comuns. Entende-se que o acervo e a experiência acumulada pelo Pró-Música podem ampliar os campos de ação da Universidade nas áreas da pesquisa, do ensino e da extensão”, argumenta.

 

 

Ministro da Educação no Governo Itamar Franco, Murílio de Avellar Hingel analisa esse importante passo da incorporação com o entusiasmo de quem assistiu à criação do Centro Cultural Pró-Música, sonhada pelo casal Maria Isabel e Hermínio de Sousa Santos, com o apoio de outros idealistas. “Quarenta anos após a aventura cultural, social e educativa, alcança sua maturidade com trabalhos arrojados, como o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, situando Juiz de Fora, Minas e Brasil no centro de grandes realizações. Esse momento especial contribuirá para a continuidade das ações, assegurando à UFJF decisiva aproximação com a sociedade, cumprindo sua finalidade no campo da extensão”.

 

Prefeito de Ouro Preto e membro da Academia Mineira de Letras, Ângelo Oswaldo, que também foi crítico de arte e secretário de Cultura durante o governo Itamar Franco em Minas Gerais, prevê que, ao ser incorporado à UFJF, o Pró-Música consagra o que era vocação e destino, uma prática superior e uma meta incontornável. “A UFJF conta com o esplêndido Museu de Arte Murilo Mendes, cuja ampliação e dinamização tive o prazer de conferir e saudar, em momento polêmico. Mais um avanço extraordinário se registra nessa incorporação. Vibram todos os que acreditam, como creio plenamente, que só há educação, de fato, em quadro cultural como o que se demarca na Universidade de Juiz de Fora”.

 

Um avanço esperado

 

Chefe de Gabinete do ministro Murílio Hingel, entre os anos 1992 e 1994, Carlos Xavier lembra que o primeiro contato direto com a produção do Pró-Música se deu através do CD com a gravação da Orquestra e do Coral do III Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, que trouxe o Credo e a Missa em Mi Bemol Maior de José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita. Segundo ele, o resultado de toda essa contribuição ao desenvolvimento cultural do país é justamente o acolhimento do Pró-Música pela Universidade. “Uma consequência natural, como foi a criação do Centro de Estudos Murilo Mendes, hoje Museu de Arte Murilo Mendes. É a garantia da conservação do imenso acervo já conquistado e da continuação do trabalho de educação musical que resulta da atuação do Pró-Música”, analisa.

 

O jornalista Wilson Cid ressalta “a grande importância de se transferir à UFJF o patrimônio e o prestígio que o Pró-Música capitalizou ao longo de sua existência e atividade ininterrupta. “Em primeiro lugar, porque fica patente o reconhecimento da instituição federal a um empreendimento cultural, cuja importância não tem similar na história da cidade”. Segundo ele, trata-se de uma grande herança, em razão da qual são devidos os cumprimentos ao reitor Henrique Duque, que preside a tão importante transição. Outro ponto que o jornalista acha pertinente abordar está relacionado a seu sincero desejo de que a UFJF confira ao Pró-Música “a mesma dedicação e o mesmo amor à causa que marcaram a vida de seus fundadores”.

 

Com a poesia que lhe é peculiar, o pintor Carlos Bracher atenta para este momento histórico como de grandes benefícios culturais e um exemplo de desprendimento. “Talvez terei assistido, em vida, dos mais comoventes momentos de generosidade, quando o Pró-Música, exemplo inconteste de uma vasta obra humana e musical, seja agora, após quatro décadas de diuturna entrega, ofertado pronta e dadivosamente à Universidade Federal de Juiz de Fora”. E completa: “Na verdade, este não é o significado maior que a arte nos propõe?”.

 

Momento histórico

 

A Universidade e o Pró-Música vivem um momento histórico, que se estende em importância à comunidade, ultrapassando fronteiras, o que já vem sendo feito através de promoções como o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, que chega à sua 22ª edição no próximo mês de julho, com a UFJF como patrocinadora.

Representando a direção do Pró-Música, Júlio César de Souza Santos lembra que, em 1971, seus pais e um grupo de colaboradores sob a liderança do pianista Arnaldo Estrella começaram a realizar um concerto mensal  de música erudita na cidade. Daí surgiu o Centro Cultural Pró-Música, associação de utilidade pública municipal, estadual e federal. “Deste sonho realizado nasceu o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga e o Projeto Ação Social Através da Música”, conta, lembrando ainda as séries mensais Clássicos Pró-Música, Terças Musicais e Música nas Igrejas, além das exposições em sua Galeria Renato de Almeida.

Souza Santos relaciona ainda que a Escola de Artes Pró-Música, que concede bolsas de estudo com empréstimo de instrumentos, é outra ação permanente. Nos cursos livres formam-se continuamente valores para destacadas orquestras do país ou para os próprios grupos da associação. Paralelamente, a entidade mantém, além da Orquestra Barroca, Sinfônica, de Câmara, Escola, Pré-Escola, de Jazz, e o Quarteto Spalla Pró-Música, além de Coral, Camerata Jovem e Músicos de Capela. Com os parceiros da iniciativa privada, começaram os eventos de abrangência nacional e internacional, surgindo os consagrados concursos nacionais de piano e de cordas, o Pró-Jazz Festival e o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga.

Serviço

Solenidade: Assinatura do termo de incorporação do Centro Cultural Pró-Música pela UFJF

Data: 9 de junho, às 10h30

Local: Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM)

Endereço: Rua Benjamin Constant, 790, Centro, Juiz de Fora, MG

Contatos: (32) 3229-9070 (MAMM) e (32) 2102-3964 (ProCult)