Fechar menu lateral

VI CONACIR – “Religião, busca pela Paz e Direitos Humanos”

Este ano o Congresso Nacional de Ciência da Religião organizado pelas e pelos discentes do PPCIR da UFJF chega na sua sexta edição. Com o compromisso de refletir sobre o tempo presente, o tema do evento será “Religião, busca pela Paz e Direitos Humanos”.
A situação de violência, guerra e desumanidade atravessa as inúmeras experiências dos povos em todos os continentes do planeta Terra. A recente escalada dos governos totalitários em diversas partes do mundo, a guerra na Ucrânia ocasionada pela invasão russa, os contextos de fome, racismo, homofobia, xenofobia e tantas outras intolerâncias ocasionadas pela indiferença ao outro. A indiferença aparece para nós como sinal do início da violência nos contextos sociais.
A partir deste fator, o congresso propõe a observação da relação da religião nestas esferas; isto é, como elas podem ocasionar violências ou serem possibilidades de superação? Quais as chaves de leitura que as religiões nos dão para interpretarmos os conflitos mundiais? Como podemos pensar a busca pela Paz em relação com o diálogo inter-religioso?
Com essas questões, esperamos fomentar o debate acadêmico entre pesquisadores da área e aprofundar a reflexão em busca pela Paz e na valorização dos direitos humanos. Influenciados pela poesia de Drummond, queremos olhar a flor que brota da realidade dura dos diversos contextos conflitivos. Assim diz o poeta:
“Uma flor nasceu na rua!
Passem de longe, bondes, ônibus, rio de aço do tráfego.
Uma flor ainda desbotada
ilude a polícia, rompe o asfalto.
Façam completo silêncio, paralisem os negócios,
garanto que uma flor nasceu”
(A flor e a náusea – Drummond)
Para maiores informações acesse o site do VI CONACIR (abre em nova janela).