Divulgação! V CONACIR – Congresso Nacional de Ciência da Religião da UFJF : Religião e Subalternidade

O CONACIR é um congresso de estudos sobre a religião, de caráter científico, acadêmico e laico, que as alunas e alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião (PPCIR) da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPCIR / UFJF) organizam sob a supervisão e ajuda do docentes e da coordenação do PPCIR e do Departamento de Ciência da Religião. Nosso objetivo é reunir pesquisadores nacionais e internacionais para estimular reflexões sobre o tema da religião, promovendo e divulgando pesquisas nessa área. Esse ano de 2021, por conta de todo o processo pandêmico que estamos vivendo, decidimos por fazer o V CONACIR na modalidade online, que ocorrerá entre os dias 18 a 20 de maio, dando oportunidade a todas e todos participarem da onde estiverem da forma mais segura possível. O tema escolhido para esse ano foi: Religião e Subalternidade.
Subalternidade é uma condição determinada pelo colonialismo, na qual quem é subalternizado/a está nas fronteiras invisíveis dos impérios colonizadores – seja na esfera política, social ou religiosa. Os debates decoloniais, que dão visibilidade aos embates contra colonialidade, dentro da Ciência da Religião buscam ora ressignificar ora romper com essa posição de dependência, criada na invenção de um discurso dominante, logocentrado e excludente. Nesse sentido, a proposta do congresso é colocar em discussão os limites e possibilidades para pensar, desconstruir e reconstruir modelos de pensamento para além da dualidade centro-margem. Espera-se instigar perspectivas que reflitam a partir das experiências vivenciadas nos corpos que foram historicamente deixados de lado na construção de pensamentos hegemônicos. Assim, acredita-se ser possível caminhar no sentido da valorização da diversidade de crenças no seu entrecruzamento com questões de classe, gênero, etnias e raças. Diversidade essa que é constitutiva de nosso campo religioso e social no Brasil.

• As inscrições para ouvintes, envio de comunicação, exposição artística e lançamento de livros terão início no dia 03/03/2021 e poderão ser feitas por meio do site: Link do site do V CONACIR
  • Mais informações também podem ser acessadas pela nossa pagina no Facebook (abre em nova janela)  e no Instagram, @conacir.