Abaixo seguem as ações de internacionalização que nossos docentes atuam.
Rede de Pesquisa, Ensino e Extensão em Educação das Regiões Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Brasil e América Latina (RECONAL-Edu)
Parceria com o grupo de pesquisa Docencia, Escuela, Arte y Educación del Cuerpo (DESAREC) do Instituto Superior de Educación Física y Práticas Corporales (ISEF), da Universidad de la República (UDELAR). Este projeto faz parte de um comvenio asinado entre a UDELAR e a UFJF. – É acessor do Proyecto de Investigación en educación El valor pedagógico de las salidas didácticas con produción audiovisual, finaciado pela agencia nacional de Investigación e Innovación del Consejo de Formación en Educación del Uruguay e a FLACSO (Uruguay). – Participa também como acessor do projeto “Tomar la palabra: ejercicios y experiencias para la enseñanza de la filosofia y otras disciplinas” organizado pela Facultad de Filosofía y Letras de la Universidad Nacional de San Juan – argentina. – Parceria desenvolvida com Transformative Education and Social Change Master’s Degree Program, located within the Educational Foundations and Policy Studies Department at West Chester University – No mes de Agosto estarei organizando um Seminario Internacional intitulado Elogio da Escrita escolar
Participa como convidado do grupo SINC: Special Interest Network in Complexity Descrição: O SINC, grupo sediado na Universidade Estadual de Dakota do Norte – USA – realizou um encontro com pesquisadores de diferentes continentes no período de abril a setembro de 2021. Cada reunião do SINC tem duração de uma hora e seu formato de apresentação e discussão é realizado por meio de uma plataforma digital que envolve pesquisadores de diversos países de diferentes continentes. Grupo liderado pelo professor Jesse Rhoades. Publicou artigo no dossiê da revista Sport, Education and Society, Volume 26, 2021, Issue 7, intitulado “Physical Education Teacher Education and its Worldwide Complexities: Mapping Contexts for Research and Sharing Experiences from Brazil”O artigo está intitulado REFLECTING ON INITIAL TEACHER EDUCATION IN BRAZIL: EXPERIENCED TEACHERS PERCEPTIONS Autores Wilson Alviano Junior; Marcos Garcia Neira.
O Observatório das Práticas Musicais é sede do LCT Brazil, grupo vinculado ao LCT Centre – Global, que reúne a comunidade de pesquisadores que se dedicam ao estudo das práticas a partir da Teoria dos Códigos de Legitimação (LCT, na sigla inglesa). Trata-se de uma teoria com ferramentas para a análise e a transformação das práticas que está sendo utilizada em variados campos acadêmicos. Em 2024, participamos da conferência internacional na África do Sul, que reuniu pesquisadores de vários dos grupos espalhados ao redor do globo. Para 2025, estamos organizando junto a grupos da América Latina um encontro regional na Colômbia.
Red Latino Americana de Protagonismo Infantil Latinoamericana de Estudos da Parentalidad Pesquisa: Le vécu des espaces extérieurs des jeunes enfants accueillis en crèche. Une exploration socio-ethnographique et géographique au Brésil. (Paris/França) Colaborador do Centro de Colaboração em Qualidade de Vida (Portugal) Colaborador de formação de professores para a primeira infância com Centre Régional de Formation des Professionnels de l’Enfance (Lille/França) Participante da Red de Educación e Interculturalidad (Colômbia, Chile, Brasil, Argentina, México)
Projeto CAPES Solidariedade – Projeto de pesquisa que se propõe a realizar integração com pesquisadores oriundos de universidades em países que, por crises políticas, tiveram como efeito o processo de migração e refúgio de seus pesquisadores. Desse modo, o grupo de pesquisa acolhe e realiza ações com dois pesquisadores, oriundos da Venezuela e República Democrática do Congo.
Contatos e estudos com o prof. Francesco Schettino da Università degli Studi della Campania Luigi Vanvitelli (Itália) Orientação de Regina Hwijih pelo programa Cooperation Group of Brazilian Universities/ GCUB International Mobility Program
Presidente da Asociación Latinoamaricana de Ciências del Deporte, Educación Física y Danza (ALCIDED) Representante do Brasil junto a International Association of Physical Education and Sport for Girls and Women (IAPESGW)
Venho participando já há um bom tempo da Associação Latino Americana de Filosofia da Educação e, mais recentemente, de eventos da Société des Amis de Bergson, vinculada à École Normale Supérieure (França).
Pesquisa: Trajetórias desde o global ao local em políticas de avaliação educacional na América Latina: um estudo internacional em rede.
Membro da RUEPSY (Rede Internacional de Estudos Psicanalíticos em Educação
Rede de Promoção da Interculturalidade na Internacionalização da Educação
Formação com a psicanalista franco-brasileira Marie Christine Laznik
Programa Emergencial de Solidariedade Acadêmica – CAPES
Pós-Doutorado na Universidade de Valência-Es
ERDIE e Red InComplex
Rede Visível