Professora apresenta trabalho em congresso internacional de computação

Permitir que cientistas trabalhem em conjunto, mesmo estando em diferentes lugares do planeta, por meio de uma rede de cooperação eletrônica, é um dos exemplos práticos da e-science, ou ciência eletrônica. Ela é utilizada para se referir a métodos de obtenção de resultados científicos com a utilização de computação intensiva e, geralmente, paralela. É neste sentido que um grupo do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vem trabalhando.

A produção do grupo já alcança o cenário internacional. O trabalho “Composer-Science: Um Arcabouço Semântico para a Composição de Serviços Web em Projetos de e-Science”, da professora Regina Maria Maciel Braga Villela, será apresentado na 22ª Conferência Internacional de Engenharia do Conhecimento, nos Estados Unidos, no início de julho. O artigo é resultado da dissertação de mestrado da aluna Laryssa Silva. Sua pesquisa demonstra a criação de uma arquitetura de suporte a projetos de ciência eletrônica, os workflows (fluxo de trabalho).

Além de Regina e Laryssa, compõem a equipe do projeto “Desenvolvimento de uma infraestrutura na web para E-science”, a professora Fernanda Campos, o servidor Ely Edson Matos e os alunos do mestrado Danielle Palazzi e Luiz Felipe Mendes. O projeto é ligado ao DCC e ao mestrado em Modelagem Computacional, do Instituto de Ciências Exatas (ICE).

“O evento é de grande importância internacional no setor de desenvolvimento de software. A participação neste encontro ajuda a consolidar parcerias internacionais da área”, explica Regina. Além de firmar o nome da instituição no exterior, a participação em eventos internacionais como este colabora, também, no fomento e na cooperação internacional para os projetos de pesquisa da UFJF, afirma a professora.

Já Laryssa acredita que o trabalho desenvolvido colabora não só com a Ciência da Computação, mas com todas as áreas do conhecimento. “Esse estudo da dissertação é a aplicação da ciência da computação para a área científica como um todo.” Segundo ela, já existem pesquisas nessa área de workflows: “O que fizemos foi usar a tecnologia já existente para obter melhores resultados, de uma forma um pouco diferente”.

O encontro acontece de 1º a 3 de julho, no Instituto de Ciência do Conhecimento (Knowledge Science Institute – KSI), em Redwood, Estados Unidos.