Defesa de Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação
DATA: 01/09/2017
HORÁRIO: 11:00
LOCAL: 3108
“Um Método Kernel para Estimativa de Densidade e sua Aplicação em Jogos de Repetição”
Mestrando: Renan Motta Goulart
Orientador: Raul Fonseca Neto
Coorientador: Saul de Castro Leite
Banca Examinadora:
Prof. Raul Fonseca Neto, D.Sc.
Prof. Heder Soares Bernadino, D.Sc.
Prof. Marcelo Costa Pinto e Santos, D.Sc.
Resumo:
Jogos de repetição é um ramo de Teoria dos Jogos, em que um jogo é jogado repetidas vezes pelos jogadores. Neste cenário, assume-se que os jogadores nem sempre jogam de modo ótimo ou podem estar dispostos, se possível, a colaborar. Neste contexto é possível um jogador analisar o comportamento dos oponentes para encontrar padrões. Estes padrões podem ser usados para aumentar o lucro obtido pelo jogador ou detectar se o oponente está disposto a realizar uma colaboração mutualmente benéfica. Nesta dissertação é proposto um novo algoritmo baseado em \textit{kernel} de similaridade capaz de prever as ações de jogadores em jogos de repetição. A predição não se limita a ação do próximo \textit{round}, podendo prever as ações de uma sequência finita de \textit{rounds} consecutivos. Ele consegue se adaptar rapidamente caso os outros jogadores mudem suas estratégias durante o jogo. É mostrado empiricamente que o algoritmo proposto obtém resultados superiores ao estado da arte atual.