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Procedimentos de Dissertação

Procedimentos Iniciais

Documentos Pré-Banca

Formatos da UFJF

OFÍCIO/SEI No 353/2020/CDC – Normalização de trabalhos acadêmicos (formato .pdf, tamanho 144 KB)

A Biblioteca da UFJF disponibiliza um modelo de dissertação no formato Latex que deve ser seguido por todos os mestrandos.

Agendamento de Defesa

Google Meet

O Professor Orientador deve criar dois links Google Meet para o dia da defesa, um principal para a apresentação do aluno e outro secundário exclusivo para a banca fazer suas considerações/deliberações.

O link principal deve ser enviado para os membros da banca, bem como para o e-mail da secretaria (secretaria.pgcc@ice.ufjf.br) ou inserido na proposta de banca.

Caso exista a necessidade de gravar a defesa, ela deve ser iniciada no início da apresentação do aluno e, nesse momento, o público deve ser notificado da gravação.

A gravação só poderá ser disponibilizada com a autorização da Coordenação.

Dúvidas, entrar em contato através do e-mail da secretaria (secretaria.pgcc@ice.ufjf.br).

Documentos de Pós-Banca

Resoluções/Portaria

Portaria Propp nº 53/2024

https://www2.ufjf.br/propp//wp-content/uploads/sites/20/2024/02/Portaria-PROPP-UFJF-n%c2%ba-53-2024-Bancas.pdf;

Resolução CSPP nº 10/2022

 Resolução 10 2022 – Regulamento Bancas examinadoras nao presenciais (1) (formato .pdf, tamanho 146KB);

Resolução CSPP nº 16/2023

https://www2.ufjf.br/cspp/wp-content/uploads/sites/22/2023/03/Resolu%C3%A7%C3%A3o-CSPP-UFJF-n%C2%BA-16.pdf.

 

Observações:

Por favor, pedimos que fiquem atentos, também, às seguintes questões:

  • Continua sendo obrigatória a utilização de sistemas de webconferência oficiais da UFJF, quais sejam, o BigBlueButton (BBB), disponível via Siga, e o Google Meet. Lembramos que, conforme já divulgamos anteriormente, cada PPG possui cinco salas fixas no sistema BBB para a realização de suas defesas;
  • A sessão de defesa pode ser gravada, como já acontecia anteriormente, e somente os membros da banca e candidato poderão ter acesso a essa gravação, a partir de solicitação fundamentada ao PPG e assinatura de termo de responsabilidade (Termo responsabilização gravação banca remota (formato .doc, tamanho 57KB); 
  • O presidente da banca deverá fazer uma anotação, no campo de observação da ata, informando se a defesa ocorreu de forma presencial ou virtual e atestando que todos acompanharam a sessão em sua integralidade. A sugestão de redação é a seguinte: “A banca ocorreu de forma ________________ (presencial ou virtual). Todos os membros e o discente participaram da sessão de Defesa e a acompanharam na sua integralidade”;
  • Outras orientações para a realização de bancas não presenciais estão disponíveis no site da PROPP: https://www2.ufjf.br/propp/pos-graduacao/documentos-stricto/stricto-sensu-clique-aqui/bancas-de-dissertacaotese/;
  • Cabe ao discente observar se houve alteração do Título e, caso ocorra, deverá informar à secretaria imediatamente. Alterações não informadas causam atrasos em todo o processo. Caso haja necessidade de alteração, o presidente da banca deve informar o novo título no campo observações da Ata de Defesa.