Fechar menu lateral

Defesa de Dissertação de Mestrado – Rian Dutra da Cunha – 21/02/2018

Defesa de Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação
DATA: 21/02/2018
HORÁRIO: 15:00
LOCAL: Auditório do DCC – UFJF

“Virtual Reality as an Assistive Technology to Support the Cognitive Development of People With Intellectual and Multiple Disabilities”
Mestrando: Rian Dutra da Cunha
Orientador: Rodrigo Luis de Souza da Silva

Banca Examinadora:
Prof. Itamar Leite de Oliveira, D.Sc.
Prof. Alex Fernandes da Veiga Machado, D.Sc.
Prof. Heder Soares Bernardino, D.Sc.
Prof. Leandro Schaeffer Marturelli, D.Sc.

Resumo:
A realidade virtual possui inúmeras aplicações potenciais para o tratamento e desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Uma combinação do tratamento cognitivo tradicional e métodos baseados em realidade virtual pode oferecer uma abordagem efetiva, segura e interativa ao tratamento de indivíduos com deficiências. Baseado nisso, um método foi proposto para desenvolver um sistema de realidade virtual para auxiliar no desenvolvimento cognitivo e da coordenação motora grossa dessas pessoas, de modo que as tornem mais autônomas e capazes de fazer tarefas diárias, melhorando a participação na comunidade, assim como a inclusão social, a partir da simulação e treinamento de tarefas comuns que as pessoas geralmente executam diariamente. Uma das principais preocupações deste trabalho foi desenvolver com o custo mais baixo possível, utilizando dispositivos padrões e acessíveis à maioria das pessoas. Além disso, uma manipulação baseada na mão feita com marcadores de realidade
aumentada foi proposta, para proporcionar uma experiência do mundo real, pois, considerando as dificuldades cognitivas e motoras dos participantes, uma interação feita com suas próprias mãos seria mais fácil, mais intuitiva e efetiva para as pessoas com deficiências. Os resultados dos experimentos demonstraram a eficácia e viabilidade do uso de tecnologias de realidade virtual para o treinamento cognitivo e motor de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, mostrando que os participantes conseguiram executar a tarefa 40% mais rápidos em média no estudo de caso 1, e também mostrando uma melhora de 41% em relação aos erros cometidos no estudo de caso 2. Baseado na análise dos dados feita após a intervenção e também baseado na observação da fisioterapeuta, foi possível provar que métodos baseados em realidade virtual podem ser eficazes no desenvolvimento de habilidades cognitivas e motoras de pessoas com deficiência intelectual.