Fechar menu lateral

Defesa de Dissertação de Mestrado – Weiner Esmério Batista de Oliveira – 01/09/2017

Defesa de Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação

 

 

DATA:                01/09/2017

HORÁRIO:        11h00

LOCAL:             Sala 3504

 

                           

“Visionary: Um Framework para Analisar e Visualizar Dados de Proveniência”

 

 

Mestrando: Weiner Esmério Batista de Oliveira

Orientadora: Regina Maria Maciel Braga Villela

Coorientador:

 

 

Banca Examinadora:

Prof. Regina Maria Maciel Braga Villela, D.Sc.

Prof. Victor Stroële de Andrade Menezes, D.Sc.

Prof. Mario Antônio Ribeiro Dantas, D.Sc.

 

 

Resumo:

 

A proveniência de dados é vista como um componente fundamental para a análise de workflows científicos, pois fornece informações sobre a origem dos dados e os processos pelos quais os dados passaram, oferecendo qualidade e confiabilidade. Pela mesma razão, outras áreas também podem se beneficiar da proveniência, como processos de software e fluxos de trabalho de negócios. No entanto, para sua melhor compreensão e utilização, são necessários mecanismos eficientes e amigáveis.

Pesquisas em visualização de software, ontologias e redes complexas podem ajudar neste processo, gerando novos conhecimentos sobre os dados e informações estratégicas para tomada de decisão.

Esta dissertação apresenta um framework chamado Visionary, para auxiliar na compreensão e uso dos dados de proveniência através de técnicas de visualização de software, ontologias e análise de redes complexas. O framework captura os dados de proveniência e gera novas informações usando ontologias e análise do grafo de proveniência. A visualização apresenta e destaca as inferências e os resultados obtidos com a análise. O Visionary é um framework livre de contexto que pode ser adaptado para qualquer sistema que utiliza o modelo PROV de proveniência.