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Defesa de Dissertação de Mestrado – Marco Aurélio Freesz Júnior – 25/08/2017

Defesa de Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação

 

 

DATA: 25 / 08 /2017                

HORÁRIO: 09:30

LOCAL: Sala de Web Conferência do CGCO          

 

                           

STorM: Um Modelo de Autoria Hipermídia para Out-of-Home Media”

 

 

Mestrando: Marco Aurélio Freesz Júnior

Orientador: Prof. Dr. Marcelo Moreno

Coorientador:

 

 

Banca Examinadora:

Prof. Marcelo Moreno, D.Sc.

Prof. Eduardo Barrére, D.Sc.
Prof. Carlos de Salles Soares Neto, D.Sc.

 

 

Resumo: Em meio à diversidade de veículos de comunicação atuais, as mídias Out-of-Home vêm desempenhando um papel de destaque tanto em espaços públicos quanto privados, ao permitir a difusão de informações de cunho coletivo a um grande número de pessoas. No que diz respeito a autoria de conteúdos multimídia nesse meio, grande parte do ferramental existente ou faz uso de linguagens de domínios distintos para a autoria textual, ou faz uso de abstrações gráficas que facilitam a autoria, porém, utilizam-se de linguagens para representação hiper/multimídia com conceitos distantes aos utilizados nessas abstrações. Portanto, a representação desses documentos se torna complexa, fazendo uso ainda de linguagens de scripts que são ilegíveis aos autores e de difícil extração automatizada de informações. Com o foco nessa etapa, esse trabalho elabora um modelo conceitual hipermídia com entidades de alto nível de abstração que busca se aproximar dos conceitos encontrados na indústria audiovisual, tais como cenas, trilhas e mídias. A partir desse modelo é criada uma linguagem declarativa em XML, utilizada para representar o conteúdo multimídia e, como consequência, permitir sua autoria textual. Essa linguagem procura tratar questões relativas às disposições espaciais, sincronização dos objetos de mídias, adaptação de conteúdos, além da interatividade e algumas de suas múltiplas modalidades de interação, como gesto e voz. Além disso, o trabalho propõe uma melhoria aplicada à instância da linguagem com o objetivo de otimizar a transmissão do conteúdo em arquiteturas broadcast e multicast, como IPTV. Essa melhoria aborda a renderização sucessiva de partes determinísticas da instância, de modo a facilitar o sincronismo do conteúdo entre terminais, reduzir o processamento nos terminais e diminuir o uso de recursos da rede.