Palestra “De Grandes Volumes de Dados à Informação” – 24/05/2013 – sexta-feira

O PGCC tem o prazer de receber a profa. Mirella Moro que apresentará uma plaestra no dia 24/05 às 14 horas na sala 3501 do ICE/UFJF.

Título: De Grandes Volumes de Dados à Informação

Resumo:
Nesta palestra serão apresentados resultados de pesquisas recentes sobre diversos aspectos de bancos de dados, focando no processamento de informação útil a partir de grandes volumes de dados. Especificamente, serão abordados resultados relacionados à disseminação de conteúdo, sistemas de recomendação e busca por influentes no twitter.

MINI BIO
Mirella M. Moro é professora adjunta do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui doutorado em Ciência da Computação pela University of California in Riverside (2007), e graduação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Diretora de Educação da SBC (Sociedade Brasileira de Computação), editora-chefe da revista eletrônica SBC Horizontes e membro do Education Board da ACM. Seus interesses de pesquisa estão na área de Banco de Dados, incluindo tópicos como processamento de consultas, disseminação e recomendação de conteúdo, redes sociais e XML.