Fechar menu lateral

Seminário ” Mineração de Dados em Aplicações Internet”

O PGCC tem o prazer de convidar a todos para o seminário “Mineração de Dados de Aplicações Internet” que ocorrerá dia 21/02/2013 às 14 horas na sala S114 do ICE.

 

Resumo:

A internet evoluiu de um meio de comunicação para um ambiente onde usuários discutem os mais variados tópicos, refletindo a dinâmica da sociedade em grão amplo. A caracterização e o entendimento de como os dados da internet podem ser usados para acompanhar eventos reais se tornou um componente fundamental para várias aplicações baseadas na internet e demanda o desenvolvimento de novos modelos e algoritmos. Mineração de dados em tais cenários é desafiador porque os dados são intrinsecamente complexos e evoluem ao longo do tempo, e há um grande volume de informação que tem que ser processada em tempo real. Nesta palestra apresentamos um arcabouço para pesquisa e desenvolvimento de modelos, algoritmos e sistemas de mineração de dados para esses cenários desafiadores. Nós também apresentamos o Observatório da Web, uma plataforma para coletar, analisar e apresentar, em tempo real, informação minerada a partir de redes sociais e a web, assim como algumas das suas instâncias que focam em esportes, políticas e saúde.

 

Palestrante: Prof. Dr. Wagner Meira Junior

Wagner Meira Junior é professor titular do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais. É PhD em Ciência da Computação pela University of Rochester (1997), além de mestre e bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993 e 1990, respectivamente).

Atualmente é pesquisador em produtividade do CNPq (nível 1C) e coordenador da

linha de pesquisa em Descoberta do Conhecimento do INWeb – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web Seus interesses de pesquisa são em sistemas paralelos e distribuídos, em particular na sua escalabilidade e eficiência, variando de sistemas massivamente paralelos a plataformas baseadas na Internet, e em algoritmos de mineração de dados, sua paralelização e aplicação em áreas como recuperação de informação, bioinformática e governança eletrônica.