Fechar menu lateral

Perguntas Frequentes

  1. Quem pode participar do processo seletivo do PEC?
    Para a Área de Concentração “Estruturas e Materiais”, serão aceitos(as) candidatos(as) graduados(as) nos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Computacional, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Produção Civil.
    Para a Área de Concentração “Saneamento e Meio Ambiente”, serão aceitos(as) candidatos(as) graduados(as) em cursos de Ensino Superior reconhecidos pelo MEC.
  2. Qual é a periodicidade do processo seletivo do PEC?
    O processo seletivo do PEC normalmente acontece uma vez ao ano, podendo ocorrer até duas vezes ao ano. O período de início das aulas é indicado em cada edital.
  3. Quais são os dias e horários das disciplinas?
    As disciplinas são oferecidas de segunda a sexta, em horário matutino e vespertino. Consulte informações sobre o calendário e horários seguidos pelo PEC.
  4. Em quanto tempo devo concluir o Mestrado?
    O Mestrado tem duração mínima de 12 (doze) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses. Em caráter excepcional, o prazo de conclusão do curso pode ser prorrogado por, no máximo, 6 (seis) meses.
  5. Posso realizar o mestrado trabalhando?
    É preciso verificar se os horários do seu trabalho e das aulas são conciliáveis e se você conseguirá cumprir as atividades do programa no prazo previsto. Vale lembrar que não é permitido o trancamento de matrícula no primeiro período do curso. Além disso, mestrandos(as) que possuem vínculo empregatício, em regra, não podem receber bolsa de estudos.
  6. O curso de mestrado do PEC oferece bolsas?
    Sim, mas o número de bolsas é limitado. A distribuição das bolsas é realizada considerando, dentre outros critérios, a disponibilidade de cotas e o índice de rendimento acadêmico (IRA). Consulte a página com todas as informações sobre bolsas de estudo do PEC.