Fechar menu lateral

Perguntas Frequentes

  1. Quem pode participar do processo seletivo do PEC?
    Para candidatos(as) à área de concentração “Estruturas e Materiais”, podem participar os graduados(as) nos cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Computacional, Aeronáutica e de Materiais, reconhecidos pelo MEC.
    Para candidatos(as) à área de concentração “Saneamento e Meio Ambiente”, podem participar os graduados(as) em cursos de Ensino Superior reconhecidos pelo MEC, exceto tecnólogos(as).
  2. Qual é a periodicidade do processo seletivo do PEC?
    O processo seletivo do PEC acontece anualmente, podendo ocorrer, extraordinariamente, semestralmente. As aulas iniciam-se, normalmente, em março (ou em setembro) de cada ano.
  3. Quais são os dias e horários das disciplinas?
    As disciplinas são oferecidas de segunda a sexta, em horário matutino e vespertino. Consulte informações sobre o calendário e horários seguidos pelo PEC.
  4. Em quanto tempo devo concluir o Mestrado?
    O Mestrado tem duração mínima de 12 (doze) meses e máxima de 24 (vinte e quatro) meses. Em caráter excepcional, o prazo de conclusão do curso pode ser prorrogado por, no máximo, 6 (seis) meses.
  5. Posso realizar o mestrado trabalhando?
    Sim. No entanto, é preciso verificar se os horários do seu trabalho e das aulas são conciliáveis e se você conseguirá cumprir as atividades do programa no prazo previsto. Além disso, mestrandos(as) que possuem vínculo empregatício não podem receber bolsa de estudos, salvo em casos previstos na resolução de bolsas (abre em nova janela).
  6. O curso de mestrado do PEC oferece bolsas?
    Sim, mas o número de bolsas é limitado. A distribuição das bolsas é realizada considerando, dentre outros critérios, a disponibilidade e o índice de rendimento acadêmico (IRA). Consulte as informações detalhadas na resolução de bolsas (abre em nova janela). Consulte a distribuição atual das bolsas disponíveis no PEC.
  7. Qual é o valor da bolsa de estudo?
    O valor da bolsa oferecida pela UFJF, CAPES e FAPEMIG é de R$ 1.500,00 mensais.