Quais bolsas são oferecidas?
O PEC conta com cotas de bolsas institucionais (CAPES, FAPEMIG e UFJF).
a) Cota do tipo CAPES, FAPEMIG e UFJF/Fixa: Cotas de bolsa que foram designadas ao Programa, que não possuem prazo de encerramento definido.
b) Cota do tipo UFJF/Rodízio: são concedidas ao Programa pelo prazo limitado de 12 meses, em razão da rotatividade da cota entre os Programas de Pós graduação na UFJF. Esse tipo de bolsa é disponibilizada no início do mês de abril, e se finda no mês de março do ano subsequente. Após esse prazo, ocorre uma nova distribuição da cota para outro Programa de Pós graduação, a critério da PROPP.
c) Cota do tipo UFJF/Empréstimo são concedidas, via de regra, com prazo inicial de 4 meses (de abril a julho). conforme disponibilidade orçamentária, elas podem ser renovadas por mais 8 meses (até março do ano subsequente), em uma sistemática semelhante à praticada com as cotas de Rodízio.
Qual o valor das bolsas?
O valor das bolsas de mestrado do CNPq, CAPES, FAPEMIG e UFJF é de R$2.100,00.
Qual a duração das bolsas?
A duração das bolsas é de, no máximo, 24 meses.
Como faço para concorrer às bolsas?
No ato da matrícula, você informará sobre sua candidatura à bolsa de mestrado. É importante destacar que, no ato de concessão da bolsa, o discente estará condicionado à dedicação exclusiva à pesquisa, não sendo permitido vínculo empregatício: enquanto bolsista de mestrado, o discente não poderá receber bolsa de qualquer espécie, paga por instituição pública ou privada, bem como salário ou provento de nenhuma fonte, além da bolsa a ser concedida no âmbito do Programa de Bolsas de Pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PBPG/UFJF). O bolsista contemplado que não atender tais critérios não poderá assumir a bolsa.
Como funciona a escolha e a distribuição de bolsas no PEC?
A distribuição das bolsas é realizada pela Comissão de Bolsas do PEC, seguindo-se os critérios estabelecidos em resolução específica, que pode ser consultada na página de Regimentos e Resoluções (abre em nova janela). Consulte o documento com a distribuição atualizada (06/09/2023) ou o Painel de distribuição de bolsas (lista de classificação e bolsistas) (em atualização).