Fechar menu lateral

Procedimentos para Qualificação

O Seminário de Qualificação é obrigatório para todos(as) os(as) discentes matriculados(as) no PEC. O objetivo é avaliar a maturidade do(a) aluno(a) no desenvolvimento de sua pesquisa.

  • Antes do Seminário de Qualificação, deve-se realizar os seguintes procedimentos:
  1. Definir, com o orientador(a), a Banca Examinadora;
  2. Com antecedência mínima de 15 dias, o orientador deve providenciar os seguintes documentos:
  3. O(a) discente deve preparar o manuscrito, que deve conter entre 15 a 30 páginas (a contar a partir da introdução), utilizando os modelos de templates oficiais da UFJF: o template em arquivo .doc ou o template em arquivo Latex (arquivo .zip);
  4. Preparar a apresentação com duração de 30 minutos (tolerância de 5 min para mais ou para menos), utilizando template de apresentação do PEC (arquivo .pptx). A apresentação que deve indicar, de maneira resumida, os pontos principais da pesquisa e os resultados preliminares.
  • No dia Seminário de Qualificação, o(a) aluno(a) deve levar os seguintes documentos:
  1. Ata da defesa;
  2. Comprovantes de participação dos membros da banca;

Tais documentos deverão ser buscados na Secretaria com antecedência à data da qualificação.

Em caso de banca não presencial, para ter acesso à gravação, o orientador e o discente devem entregar, também, o Termo de responsabilidade pelo uso e ddivulgação de imagem e informações (arquivo .doc).

  • Proposta de Banca Examinadora de Mestrado (Formulário Google) (por enquanto, deve-se solicitar o link à Secretaria por e-mail).