Abaixo, estão descritos os procedimentos necessários de todo o processo de defesa da dissertação. Leia-os atentamente. Em caso de dúvidas, busque orientação na secretaria do Programa.
Para elaboração do documento de dissertação, o(a) aluno(a) deve, preferencialmente, utilizar um dos modelos oficiais da UFJF disponíveis neste link. Para que a etapa de entrega do diploma não seja muito demorada, recomendamos, fortemente, que o discente solicite auxílio da biblioteca para verificação da dissertação em .pdf antes de submetê-la à defesa (procure pela bibliotecária Flávia Horta por meio do e-mail flavia.horta@ufjf.br).
Assim que a dissertação estiver pronta para ser defendida, deve-se tomar as seguintes providências:
Até 3 dias úteis antes da defesa, a secretaria enviará, via e-mail, a confirmação do agendamento de banca para todos os membros titulares da banca e para o(a) discente.
Você também pode preparar um Press Release do seu trabalho. Press releases são notícias curtas, voltadas para o público leigo, sobre um projeto. Esse Press Release será divulgado no Instagram e Site do PEC. Os textos que gerarem mais engajamento serão enviados para a Diretoria de Comunicação, para serem divulgados no site da UFJF. Esse item não é obrigatório, mas altamente recomendado, para expandir a visibilidade do seu projeto. Veja as instruções de como fazer seu Press Release neste guia.
Concluída a defesa da dissertação, o(a) mestrando(a) será comunicado(a) verbalmente do resultado e, caso aprovado(a), deverá prosseguir com os passos pós-defesa. A entrega dos documentos se dá por meio do preenchimento de um formulário online. Confira as orientações abaixo:
Após observar as instruções acima, submeta o Formulário de entrega de documentos para homologação da defesa (abre em nova janela). O prazo de submissão dos documentos é de 70 dias contados a partir da defesa.