Abaixo, estão descritos os procedimentos necessários de todo o processo de defesa da dissertação. Leia-os atentamente. Em caso de dúvidas, busque orientação na secretaria do Programa.
Para elaboração do documento de dissertação, o(a) aluno(a) deve, preferencialmente, utilizar um dos modelos oficiais da UFJF: o template em arquivo .doc ou o template em arquivo Latex (arquivo .zip), conforme os documentos apresentados pela biblioteca nas Instruções de normatização de trabalhos de conclusão de curso (abre em nova janela). Para que a etapa de entrega do diploma não seja muito demorada, recomendamos, fortemente, que o discente solicite auxílio da biblioteca para verificação da dissertação em .pdf antes de submetê-la à defesa (procure pela bibliotecária Flávia Horta por meio do e-mail flavia.horta@ufjf.br).
Assim que a dissertação estiver pronta para ser defendida, deve-se tomar as seguintes providências:
Até 3 dias úteis antes da defesa, a secretaria enviará, via e-mail, a confirmação do agendamento de banca para todos os membros titulares da banca e para o(a) discente.
Concluída a defesa da dissertação, o(a) mestrando(a) será comunicado(a) verbalmente do resultado e, caso aprovado(a), deverá prosseguir com os passos pós-defesa. A entrega dos documentos se dá por meio do preenchimento de um formulário online. Confira as orientações abaixo:
Após observar as instruções acima, submeta o Formulário de entrega de documentos para homologação da defesa (abre em nova janela). O prazo de submissão dos documentos é de 90 dias contados a partir da defesa.