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Procedimentos para Defesa

Sumário

 

Abaixo, estão descritos os procedimentos necessários de todo o processo de defesa da dissertação. Leia-os atentamente. Para acessar todos os modelos dos documentos citados, passe o mouse sobre a descrição do documento. Em caso de dúvidas quanto aos passos descritos abaixo, busque orientação na secretaria do programa.

 

Pré-defesa


Para elaboração do documento de dissertação, o(a) aluno(a) deve utilizar um dos modelos oficiais da UFJF: o template em arquivo .doc ou o template em arquivo Latex (arquivo .zip), conforme os documentos apresentados pela biblioteca nas Instruções de normatização de trabalhos de conclusão de curso (abre em nova janela). É muito comum o aluno não entregar o documento de dissertação conforme as exigências da biblioteca. Para que a etapa de entrega do diploma não seja demorada, recomendamos que o discente solicite auxílio da biblioteca para verificação da dissertação em .pdf antes de submeter à defesa (procure pela bibliotecária Flávia Horta por meio do e-mail flavia.horta@ufjf.edu.br).

Assim que a dissertação estiver pronta para ser defendida, o(a) mestrando(a) deverá tomar as seguintes providências:

  1. Definir, com o(a) orientador(a), a Banca Examinadora;
  2. Estabelecer contato com os possíveis componentes da banca para verificação de aceite e definição da data da defesa. A banca deverá ser composta por, no mínimo, três professores doutores, sendo que um deve ser de outra instituição (o professor coorientador não é considerado para efeitos do número mínimo de membros da banca avaliadora);
  3. Com antecedência mínima de 21 dias, encaminhar, via e-mail, à secretaria do PEC, os seguintes formulários preenchidos:
  4. Com antecedência mínima de 15 dias à data da defesa, encaminhar e-mail à Secretaria do PEC com o resumo e o título do trabalho a ser apresentado.

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Defesa


Após a entrega dos documentos listados no tópico anterior, o(a) mestrando(a) deverá providenciar os seguintes itens para o dia da defesa de dissertação:

  • 3 (três) vias da Ata de Defesa (deverão ser buscados na Secretaria com antecedência mínima de 1 dia à data da defesa);
  • 3 (três) vias da folha de aprovação para assinatura dos membros da banca (folha que comporá o trabalho final de dissertação);
  • Apresentação: deve ter duração de 40 minutos (tolerância de 5 min para mais ou para menos), devendo ser utilizado o modelo de template de apresentação do PEC (arquivo .pptx);

É recomendável que o(a) mestrando(a) chegue ao local onde a defesa será realizada com, pelo menos, 30 minutos de antecedência, a fim de testar devidamente os equipamentos que serão utilizados.

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Pós-defesa


Concluída a defesa da dissertação, o(a) mestrando(a) será comunicado(a) verbalmente do resultado e, caso aprovado(a), receberá os termos de aprovação com as assinaturas da Banca e uma cópia da ata de defesa da dissertação; Nesta etapa, o aluno deverá seguir os seguintes passos:

  1. Fazer as correções sugeridas pela banca examinadora. É importante lembrar que o trabalho deverá estar conforme as Instruções de normatização de trabalhos de conclusão de curso (abre em nova janela);
  2. Preencher o formulário de geração automática de ficha catalográfica (abre em nova janela), que deverá ser impresso no verso da folha de rosto da dissertação;
  3. Imprimir e encadernar 01 (um) volume da dissertação em capa dura na cor azul marinho com letras douradas de acordo com as normas supracitadas da biblioteca;
    • A folha de aprovação deve estar assinada pelos membros da BANCA EXAMINADORA.
    • Os títulos descritos na CAPA DURA, CAPA, FOLHA DE ROSTO e FOLHA DE APROVAÇÃO deverão ser IDÊNTICOS ao que consta na ATA DE DEFESA;
    • As folhas de aprovação da dissertação assinadas e a ficha catalográfica deverão integrar tanto a via da dissertação encadernada quanto a digitalizada. Atentar quanto à paginação: o número da página final da dissertação deve coincidir com o número de páginas registrado na ficha catalográfica.
  4. Preencher o Termo de autorização (abre em nova janela), disponível na aba “Documentos” do site do Repositório Institucional da UFJF;
  5. Realizar o cadastro no SEI como usuário externo (abre em nova janela), seguindo os procedimentos descritos no link  para a liberação de seu cadastro;
  6. Elaborar um vídeo, com duração máxima de 5 (cinco) minutos, discorrendo sobre a temática e os resultados alcançados em seu trabalho, possuindo formato livre. O vídeo deverá ser disponibilizado no YouTube com os seguintes tópicos na descrição:
    • Título: “PEC/UFJF – Título do seu trabalho.”
    • A descrição do vídeo deverá conter:
      • Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PEC/UFJF – Turma xxxx;
      • Mestrando:
      • Orientador(es);
      • Membros da banca:
      • Resumo da dissertação

 

De forma resumida, o aluno deverá entregar à secretaria do programa, em até 90 dias após a defesa, os seguintes documentos:

  • Via e-mail:
    • Trabalho final de dissertação;
    • Termo de autorização;
    • Ata de defesa;
    • Link do vídeo elaborado;
  • Consultar à secretaria quais os documentos que também deverão ser entregues presencialmente.

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Esclarecimentos sobre o processo de homologação da dissertação


  • Após a entrega do material mencionado no procedimento anterior, a Secretaria do PEC abre o processo de homologação, que é encaminhado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PROPP) e, posteriormente, é enviado ao Centro de Difusão do Conhecimento (CDC-Biblioteca) e à Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (CDARA).
  • O prazo para a diplomação pela CDARA é de 90 dias após o recebimento do processo homologado.
  • Para fins de contagem de tempo para prazos internos de abertura de processos de homologação, será utilizada a data da entrega do último documento à Secretaria. O aluno é responsável exclusivo por entregar todos os documentos dentro do prazo exigido pelas resoluções em vigor da UFJF, levando-se em conta que pode haver atraso na emissão do diploma.
  • Conforme dito anteriormente, é comum que o documento de dissertação entregue não esteja conforme as exigências da biblioteca. Para evitar demora na entrega do diploma, recomendamos que o discente solicite auxílio da biblioteca para verificação da dissertação em arquivo .pdf antes da entrega do documento (procure pela bibliotecária Flávia Horta por meio do e-mail flavia.horta@ufjf.edu.br).
  • Após aprovação da dissertação pelo CDC-Biblioteca, as dúvidas quanto a emissão de diploma, entrega e prazo devem ser consultadas diretamente pelo e-mail gmcapos.cdara@ufjf.edu.br.
  • Caso o aluno ainda não tenha o diploma em mãos e precise da certidão de conclusão do curso ou histórico escolar assinados, o SIGA permitirá realizar a emissão de tal documento. Para isso, siga os passos abaixo:
    • Faça login no SIGA
    • Acesse a aba “Acadêmico”;
    • Clique na opção “Aluno”;
    • Clique na opção “Histórico Escolar”.
  • A Secretaria do PEC pode apenas emitir uma declaração informando a data de defesa que, em diversos casos, não será aceito como comprovante de titulação. É responsabilidade exclusiva da CDARA emitir declaração de titulação após a homologação da dissertação pela PROPP, condicionada à regularidade dos documentos e da situação acadêmica do aluno.
  • Para mais informações consulte a Resolução 16/2016-CSPP (abre em nova janela).

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