O conteúdo desta página apresenta um resumo dos procedimentos para a realização do Seminário de Qualificação de Mestrado ou de Doutorado. Todas as informações pertinentes constam no Regulamento Interno do PEC e em Resoluções Específicas. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria do PEC.
Prazos e Condições
O Seminário de Qualificação é obrigatório para todos(as) os(as) discentes matriculados(as) no PEC, tanto de Mestrado quanto de Doutorado. O objetivo é avaliar a maturidade do(a) aluno(a) no desenvolvimento de sua pesquisa.
Para estar apto à Qualificação de Mestrado ou de Doutorado, o(a) discente deve ter sido aprovado(a) em, no mínimo, 24 créditos.
Procedimentos antes do Seminário de Qualificação:
OBS: É importante o preenchimento dos formulários dentro dos prazos estabelecidos de forma que os trâmites burocráticos (quando necessários) sejam realizados em tempo hábil, e que as informações dos Seminários de Qualificação sejam divulgadas pelo PEC.
Orientações para a realização do Seminário de Qualificação:
Plataformas online:
OBS: Para bancas híbridas ou remotas, a defesa deve ser gravada. Após a assinatura da ata, a gravação pode ser excluída.
Atas de Defesa do Seminário de Qualificação:
O preenchimento e a assinatura da ata de Defesa de Mestrado e de Doutorado, via Sistema Eletrônico de Informações (SEI), podem ocorrer de duas formas distintas:
OBS: Membros externos à UFJF devem realizar cadastro no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para acesso a e assinatura de documentos a partir desse LINK.
Prorrogação do Seminário de Qualificação:
Para discentes ingressantes a partir de 2024, em caso de necessidade de prorrogação de prazo de Banca de Qualificação de Mestrado ou de Doutorado, a solicitação de prorrogação deve ser formalizada pelo(a) Professor(a) Orientador(a) com antecedência mínima de 30 dias. Para o Mestrado, o Seminário de Qualificação pode ser prorrogado por até 90 dias. Para o Doutorado, o Seminário de Qualificação pode ser prorrogado por até 180 dias.
OBS: caso o(a) discente seja bolsista, a prorrogação do Seminário de Qualificação implica em perda da bolsa de Mestrado ou de Doutorado.