Fechar menu lateral

Projeto de Extensão – Prazer de Espera

 

Prazer de espera: Acolhimento humanizado através de abordagens e atividades lúdicas em sala de espera para atendimento odontológico infantil A utilização proveitosa do ambiente da sala de espera pode amenizar ansiedade e medo odontológico, que são comuns na infância. Muitas vezes, o medo e ansiedade interferem no comportamento durante o tratamento, o que favorece uma atitude negativa da criança frente à Odontologia. Além disso, a sala de espera pode ser um ambiente propício para promoção de saúde e prevenção de doenças através de ações educativas direcionadas às crianças e pais/responsáveis. Promover saúde por meio de ações em educação proporciona o desenvolvimento da autorresponsabilização, adoção de um estilo de vida saudável, redução de fatores de risco a doenças crônicas, e assim, melhor qualidade de vida (SILVA et al., 2012).

Todos esses aspectos vão de encontro aos princípios para um cuidado humanizado. Entretanto, nem sempre as clínicas odontológicas oferecem um ambiente voltado à distração dos pacientes, sendo, portanto, necessárias, diferentes estratégias para favorecer essa aproximação.

O projeto “Prazer de espera: Acolhimento humanizado através de abordagens e atividades lúdicas em sala de espera para atendimento odontológico infantil” visa, através da inserção de discentes de Odontologia na sala de espera, o estabelecimento de acolhimento humanizado das crianças/familiares que serão atendidas nas Clínicas de Atendimento Infantil, do curso de Odontologia, da UFJF, Campus Governador Valadares. Os atendimentos odontológicos à crianças ocorrem em duas clínicas/estágios distintos. Desta forma, cerca de 48 crianças e seus pais/responsáveis são atendidas semanalmente em tais clínicas e o presente projeto promove o acolhimento humanizado através de atividades/abordagens lúdicas para favorecer a distração, redução de ansiedade e medo, além de promover saúde através de atividades educativas direcionadas aos pais/crianças.