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Plano Departamental

Plano de Ensino

Disciplina: ODO001GV - PORTUGUÊS INSTRUMENTAL I

Horas Aula: 2

Departamento: DEP ODONTOLOGIA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

Ementa
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A palavra comunicação tornou-se lugar-comum e transformou-se em força de extraordinária vitalidade na observação das relações humanas e no comportamento individual. Desta forma a comunicação é um processo social podendo-se afirmar que a mesma também o é, um subsídio valioso para todas as outras ciências.

OBJETIVOS
Capacitar o aluno sobre o funcionamento da linguagem verbal e escrita, de forma coerente e equilibrada, com vistas para a atuação profissional e redação científica.

I Ciência da comunicação
• O que é comunicação?
• Processo da comunicação.
• Elementos essenciais do processo da comunicação
• Ruído, entropia, redundância.
• Importância da comunicação.
• A comunicação da publicidade
• Quem se comunica?
• Linguagem, língua, fala.
• Funções da linguagem.
• Registros ou níveis de língua(agem).

I Ciência da comunicação
• O que é comunicação?
• Processo da comunicação.
• Elementos essenciais do processo da comunicação
• Ruído, entropia, redundância.
• Importância da comunicação.
• A comunicação da publicidade
• Quem se comunica?
• Linguagem, língua, fala.
• Funções da linguagem.
• Registros ou níveis de língua(agem).
• Processo simbólico e arbitrariedade do signo.
• Denotação e conotação.
• Homonímia – polissemia.
II Estilo
• Conceito.
• Comparação de textos.
• Estilo com relação ao contexto.
• Qualidades do estilo.
• Criatividade e não criatividade.
III Frase e estrutura frasal
• Estrutura frasal.
• Conceito de frase.
• Oração.
• Tipos de frase.
IV Tipos de discurso
• Discurso direto.
• Discurso indireto.
• Discurso indireto livre ou semi-indireto.
V Parágrafo
• Apresentação.
• Divisão.
VI Redação
• Alguns textos que tentam situar a problemática da redação.
• Correção da redação.
• Estabelecimento de uma tipologia textual
• Tripartição tradicional (descrição, narração, dissertação; e redações com características heterogêneas).
ZEREDO, José Carlos de. Gramática Houais da Língua Portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2012.
MARTINS, Dileta Silveira; ZILBERKNOP, Lúbia Scliar. Português Instrumental (de acordo com as atuais normas da ABNT). São Paulo: Atlas, 2010
TERCIOTTI, Sandra Helena. Português na prática (para cursos de graduação e concursos públicos). São Paulo: Saraiva; 2011.
GATTÁS, Maria Lúcia Borges. Interdisciplinariedade (Formação e Ação na Área de Saúde). Ribeirão Preto: Editora Holos, 2006.
KOCH, Ingedore G. Villaça. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Editora Cortez, 2011.
KOCH, Ingedore Villaça e TRAVAGLIA, Luiz Carlos. A Coerência Textual. São Paulo: Editora Contexto, 2013.
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