Foi divulgada nesta quarta-feira, 20, a 58ª edição do Boletim Informativo da Plataforma JF Salvando Todos. O documento, produzido por pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), comunica de forma direta e acessível os dados da pandemia de Covid-19, demonstrando o impacto nos cenários regionais e nacional. Nessa edição, não foi possível apresentar informações relacionadas à Juiz de Fora, pois os números relativos ao município não foram atualizados pela prefeitura municipal em tempo viável para a análise e a publicação dos mesmos. A divulgação de dados sobre Governador Valadares seguiu normalmente.

De acordo com os pesquisadores, o número de casos registrados no Brasil segue apresentando sinais de estabilização em um patamar elevado; em Minas Gerais, por sua vez, há indício de redução. O que é preocupante, segundo o professor do Departamento de Estatística do Instituto de Ciências Exatas (ICE), Marcel Vieira, é o aumento do número de óbitos causados pelo coronavírus, tanto em nível estadual quanto nacional. “Precisamos avançar com a vacinação das doses de reforço, manter o uso de máscaras de boa qualidade e bem ajustadas no rosto, o distanciamento e as medidas de higienização.”

Vieira adianta os principais destaques do boletim: “a manutenção do elevado número de casos registrados que, embora tenham parado de crescer, se mantém em um patamar muito elevado. Além disso, há um perceptível e preocupante aumento do número de vidas perdidas que, infelizmente, deve continuar aumentando por mais algum tempo, como reflexo do número elevado de casos confirmados.”

Governador Valadares
A transmissão em Governador Valadares é classificada como “elevadíssima” de acordo com os parâmetros do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, com terminologia traduzida e adotada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Brasil. O nível de transmissão é considerado “elevadíssimo” quando há registro de 100 ou mais casos por 100 mil habitantes.

A 27ª semana epidemiológica (contabilizada entre 3 e 9 de julho) registrou o maior número de casos desde fevereiro deste ano: 823. Na 28ª semana epidemiológica (10 a 16 de julho), 701 casos de covid-19 foram confirmados e seis óbitos foram registrados no município. A média móvel de 7 dias para o número de óbitos evoluiu de 0,29 óbitos por dia (no dia 3 de julho) para 0,86 óbitos por dia (no dia 16 de julho), caracterizando um aumento de 200% (no período dos 14 dias anteriores, tinha ocorrido uma redução de 34,33%).

Outras informações:
58ª Edição do Boletim Informativo da Plataforma JF Salvando Todos