Cumprimento dos protocolos de biossegurança foram observados em todas as salas (Foto: Alexandre Dornelas)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) concluiu neste domingo, 6, o segundo e último dia de provas dos três módulos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2022. O processo seletivo foi aplicado seguindo os protocolos de biossegurança contra a Covid-19 em cinco cidades – Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda. Os gabaritos serão divulgados neste domingo, após às 19h, no site da Copese.

Para o pró-reitor de Graduação da Universidade, Cassiano Caon Amorim, o segundo dia de exame foi ainda mais tranquilo do que o primeiro. “Os candidatos e candidatas já sabiam onde realizar suas provas, seus pais e responsáveis também, seja no campus ou fora dele. Não tivemos notícia de nenhum tipo de intercorrência muito grave, e o Pism aconteceu conforme o planejado, os estudantes conseguiram cumprir as etapas dentro daquilo que nós organizamos. Aproveito para desejar muito sucesso a todos aqueles que escolheram fazer esse processo na UFJF.”

Todos os portões foram fechados às 13h, conforme previsto em edital. Do total de 30.342 candidatos, 4.840 faltaram em algum dos dois dias, o que representa 15,95% dos inscritos. Alguns dos estudantes que faltaram ao exame no sábado, resolveram fazer a prova no domingo, a título de experiência, mesmo já estando desclassificados, conforme edital.

No último dia do exame, as provas de módulo I e II abordaram questões objetivas e discursivas de História, Física, Literaturas e Biologia. Já os inscritos no módulo III fizeram questões objetivas sobre História, Geografia, Química e Física, e discursivas de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido.

Histórias especiais

Entre as alunas que prestaram exame para o Pism I está Vithória Nascimento Mateus, de 16 anos, que recebeu auxílio da equipe de atendimento especializado da UFJF. Vithória nasceu sem os dois braços e escreve com os pés desde criança, o que não parece ser empecilho para a menina. “As únicas coisas que pedi foram para minha prova durar mais tempo, o que nem precisou, e para fazer uso de uma cadeira inclinada. Me acostumei a escrever com os pés. E eu faço tudo em casa com eles”, destaca Vithória, comentando que seu sonho é ser psicóloga. A mãe da estudante, Rosilene, levou a filha até a Faculdade de Enfermagem e diz que achava impossível a filha conseguir fazer uma prova de vestibular. “É maravilhoso. Hoje, a gente fica muito alegre vendo ela aqui. É mais uma etapa na vida dela”. Perguntada sobre o que ela sonha para a filha, Rosilene responde sem titubear: “o meu sonho é o sonho dela”.

Alunos elogiam temáticas

João Victor gostou da contextualização da prova com temas atuais (Foto: Alexandre Dornelas)

Racismo, homofobia, intolerância religiosa, história de movimentos sociais, fome no Brasil, pandemia, agronegócio e mudanças climáticas foram alguns dos temas abordados nas provas do Pism deste ano. O estudante João Victor Cabral Neto, de 16 anos, que fez as provas para o Pism I e que veio da cidade mineira de Antonio Carlos, gostou muito dos formatos das avaliações. “Gostei muito da contextualização das provas com temas atuais, muito importantes de serem tratados, como as mudanças climáticas na prova de Geografia”. 

Já a jovem Ana Clara Pacheco Américo, de 16 anos, veio de Mar de Espanha e destacou também os temas atuais. “Na prova de Geografia, por exemplo, caiu questão sobre a tempestade de areia que atingiu cidades do interior de São Paulo. Não esperava por esse tipo de questões, mas achei muito legal porque a gente vê notícias como essas na televisão e acaba prestando mais atenção na hora da prova”. 

Marcely e Vitória destacaram a questão sobre a tempestade de areia que atingiu São Paulo (Foto: Alexandre Dornelas)

Quem também destacou assuntos como a tempestade de areia no interior de São Paulo e a COP26 sobre o aquecimento global foi a estudante Marcelly de Souza Rodrigues, de 16 anos. “Isso é muito interessante pra gente se conscientizar sobre o que acontece hoje em dia e ver o que podemos pensar e fazer em relação ao que está acontecendo no mundo”, destaca Marcelly, que veio fazer a prova com a amiga Vitória Fonseca de Lima, de 15 anos, ambas alunas da Escola Estadual Sebastião Patrus de Souza, de Juiz de Fora. 

Recursos

Os recursos relacionados às formulações das questões e aos gabaritos de cada prova deverão ser protocolados pelo candidato ou representante de estabelecimento de ensino na segunda-feira, dia 7 de fevereiro, para provas de todos os módulos, das 9h às 16h, junto à CAT, no Prédio da Reitoria -Rua José Lourenço Kelmer, s/n Campus da UFJF, Bairro São Pedro em Juiz de Fora – MG – ou enviados por e-mail para o endereço eletrônico vestibular@ufjf.edu.br.

Eles deverão ser realizados por meio de formulário próprio, disponibilizado no site da Copese, e somente será analisado se constar as respectivas razões, específicas para cada questão contestada ou gabarito contestado. O resultado dos recursos e o gabarito oficial serão divulgados até o dia 31 de março de 2022, no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos.

Da decisão da Copese sobre as formulações das questões das provas e de seus gabaritos ou de suas anulações não cabe recurso.

Notas

Para o Módulo III, as notas das provas e o resultado final saem, respectivamente, nos dias 24 e 31 de março. Já as notas das provas dos módulos I e II serão divulgadas no dia 17 de maio, enquanto o resultado final será publicado no dia 26 do mesmo mês. As informações estarão disponíveis na página da Copese.

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