Candidatos do módulo I foram alocados no campus para melhor acolhimento (Foto: Carolina de Paula)

A manhã deste sábado, 5, no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) começou tranquila, mas o movimento se intensificou após às 11h. No primeiro dia de aplicação das provas do Pism, vários pontos de retenção foram identificados pela cidade e próximo ao horário de fechamento dos portões, às 13h, muitos candidatos ainda corriam em direção aos locais de prova.

Equipe do Receptivo orienta chegada ao campus (Carolina de Paula)

O campus recebeu 7 mil inscritos, todos do módulo I, mas o movimento foi grande em outras escolas da cidade, e também em Governador Valadares. A prova foi aplicada ainda em Muriaé, Volta Redonda e Petrópolis. Segundo o pró-reitor de Graduação, Cassiano Amorim, a organização entendeu o campus como melhor espaço de acolhimento para aqueles que estão iniciando o processo seletivo e seus acompanhantes.

Conhecendo a UFJF

Ana Luiza e mãe Adriana, de Ubá, estão confiantes do processo e no desempenho nas provas (Foto: Carolina de Paula)

Acompanhada da mãe, Tainá Siqueira, com apenas 16 anos, veio de Pequeri para fazer as provas do módulo I do Pism. Aluna de escola pública, relata que chegou cedo ao campus para evitar atrasos e se preparou também em cursinhos para ir bem nas provas. “Ainda não sei qual curso fazer, mas quero algo na área de Exatas”. Já em relação às provas e as medidas de biossegurança impostas pelas UFJF, a estudante se sente segura. “Trouxe máscara reserva, água, lanche rápido, álcool em gel tudo. Escolhi a UFJF porque é uma universidade próxima de casa, além de ser muito bonita. Tenho amigos que já estudam aqui e falam coisas muito boas dessa Universidade.”

Nem a gravidez impediu que a mãe Eliane Aparecida Siqueira de Paula estivesse ao lado da filha em um momento tão importante. Chegaram por volta das 9h e aponta que o coração de mãe falou mais forte e fica orgulhosa por ver o quanto a filha se dedicou para prestar os exames. “Ela é muito estudiosa e estou mais ansiosa que ela, pois Tainá é calma. Acho que ela vai conseguir!”, afirma Eliane.

Tainá e sua mãe vieram de Pequeri cedo para não se atrasarem (Foto: Carolina de Paula)

Também entre os 13.039 estudantes que estão inscritos no módulo I, Ana Luíza Freitas Martins, diz que apesar da dúvida de qual curso pretende prestar o vestibular, se sente propensa a escolher Medicina Veterinária. Vinda de Ubá, acompanhada da mãe, Adriana Cristina de Freitas, chegaram na cidade na sexta-feira, 4, para evitar possíveis imprevistos.

Adriana comenta que as duas se preparam para chegar com antecedência ao campus. “Eu falei com a minha filha, nós vamos cedo. Tomamos um café reforçado, chegamos com antecedência e por lá encontraremos algo para comer. Eu fico ansiosa por ela. A vitória é dela, mas a minha expectativa é grande.”

Expectativas de quem tenta uma vaga

Letícia Gréggio conheceu o campus pela primeira vez e espera conseguir uma vaga em Ciências Humanas (Foto: Talison Vardieiro)

Vinda de Piau, Letícia Vitória de Assis Gréggio, é uma das 7.694 inscritas para fazer as avaliações do módulo III do Pism. Optou por buscar uma vaga no curso de Ciências Humanas da UFJF, pois nos últimos dois anos teve muito contato com essa área, por meio do estudo de História e Sociologia, o que fez com que despertasse o interesse nos estudos sociais e culturais. Oriunda de escola pública, conta que fez uma boa preparação para o vestibular seriado, sendo apoiada pelos professores que foram bastante atenciosos.

“A gente sempre tem o sonho de estudar em uma universidade federal por ela ser renomada. Ainda mais a UFJF que é muito importante para Minas Gerais, mas principalmente para a nossa região. Nunca havia vindo ao campus, ontem fui ao Instituto de Ciências Humanas (ICH) e achei lindo. Vim acompanhada do meu irmão e sou muito grata pela minha família que tem um papel essencial na minha vida e eles sempre me apoiam”, destaca Letícia.

Amante de filmes, Wagner Santana escolheu o IAD para fazer Cinema (Foto: Talison Vardieiro)

Amante de filmes, o estudante Wagner Santana vai prestar o vestibular seriado para o curso de Cinema do Instituto de Artes e Design (IAD). O candidato conta que escolheu a graduação, pois sempre teve interesse em ver e saber como eram produzidos os produtos audiovisuais. Vindo de Mar de Espanha, explica que a UFJF é uma boa opção por ser uma instituição renomada e próxima de casa. Sobre as medidas de biossegurança, se sente preparado para o exame. “Foi tudo planejado um dia antes para não passar perrengues.”

Leia mais: Movimento no campus já se intensifica para o Pism

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.brCopese

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial