Protocolos de biossegurança foram observados durante o processo (Foto: Carolina de Paula)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) concluiu neste sábado, 5, o primeiro dia de provas dos três módulos do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2022, seguindo os protocolos sanitários e sem observar nenhuma ocorrência fora do planejado. Do total de 30.342 inscritos, 4.638 não fizeram as provas (15,28%) nas cinco cidades de aplicação.

Segundo o pró-reitor de Graduação, atrasos e retenções eram esperados mas candidatos devem seguir as orientações da organização e saírem com bastante antecedência (Foto: Carolina de Paula)

O pró-reitor de Graduação da Universidade, Cassiano Caon Amorim, avaliou positivamente o primeiro dia de aplicação das provas e alertou os candidatos para que se planejem melhor, chegando aos locais o quanto antes, no domingo. “É sempre esperado um fluxo maior de carros e até mesmo uma retenção no trânsito. Percebemos o campus bastante cheio e movimentado, o que só reforça a necessidade dos candidatos chegarem aos locais de prova com o máximo de antecedência possível.”

De acordo com o edital do Pism, não há possibilidade de segunda chamada nem de tolerância para atrasos para aqueles que não conseguiram comparecer aos locais de prova por motivos diversos, alheios à UFJF. Os portões foram fechados às 13h, conforme previsto no edital. Os inscritos que faltaram ao primeiro dia do processo estão desclassificados, mas podem fazer as provas no domingo a título de experiência, se desejarem.

Provas de sábado

As provas dos módulos I e II deste primeiro dia abordaram questões objetivas e discursivas de Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química. 

Já os inscritos no módulo III, fizeram questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Literaturas, Biologia e Matemática. 

No módulo III, as questões discursivas são diferentes de acordo com a área de conhecimento do curso escolhido. Inscritos da área de Economia e Administração respondem sobre Língua Portuguesa, Matemática e Sociologia. Já os que optaram pelas Exatas, tiveram que discorrer sobre Língua Portuguesa e Matemática. Para os estudantes voltados para a área de Humanas foram abordados assuntos sobre Língua Portuguesa, Literaturas e Sociologia. E os inscritos em graduações do campo da Saúde têm como temas Língua Portuguesa e Biologia.

Racismo, homofobia, intolerância religiosa, história de movimentos sociais, fome no Brasil, pandemia e agronegócio foram alguns dos temas abordados nas provas do Pism deste sábado. O gabarito será divulgado no domingo, 6, a partir das 19h, no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).  

Sonhos e expectativas

Mel e Pedro, do Sul de Minas, saíram otimistas da prova (Foto: Breno Motta)

Mel Ferreira e Pedro Figueiredo saíram de Baependi, no Sul de Minas, para fazer as provas do Pism I. O rapaz deixou o primeiro dia de exame otimista. “Estava achando que ia ser mais difícil um pouco, mas foi tranquilo até. Colocamos muito nervosismo que não precisa. Sempre tenho uma dificuldade maior em Matemática e Química, mas deu pra fazer”. A moça também compartilha do otimismo e disse que ter chegado com antecedência foi fundamental para tirar o nervosismo. “Para mim, que saí cedo de casa, foi bem tranquilo chegar. Vim com meus pais de carro para Juiz de Fora e peguei um táxi até a Universidade. Achei as provas tranquilas, quero fazer Jornalismo”. 

Matheus, com seu caderno de prova, resolveu chegar cedo e não teve problemas para acessar a sala (Foto: Breno Motta)

A dica também serviu para o Matheus Martins, que está fazendo o primeiro módulo do Pism, com o objetivo de entrar na Faculdade de Fisioterapia. “Cheguei com uma hora de antecedência; estou hospedado no São Pedro, pois sou de Cataguases. Chegar cedo é bom pra não correr riscos, não ocorrer imprevistos, para caso a gente se perca. Em geral, achei difícil a prova, especialmente em Química e Matemática”.

Jenif Rodrigues fez a prova na Faculdade de Educação (Faced) e não teve dificuldade nenhuma de encontrar o local da avaliação. “Cheguei cedo na prova, para não pegar engarrafamento, conseguir chegar na sala cedo, descansar um pouco, ter um momento para pensar. Eu gosto mais da área de Humanas, então o que foi mais complicado pra mim foram as matérias de Exatas”.

No domingo, 6, as questões objetivas serão sobre Física, Química, Geografia e História. Já as discursivas para aqueles que escolheram cursos de Humanas e de Economia e Administração serão sobre Geografia, História e Filosofia e para os candidatos das áreas de Exatas e de Saúde serão sobre Física e Química.

Recursos

Os recursos relacionados às formulações das questões e aos gabaritos de cada prova deverão ser protocolados pelo candidato ou representante de estabelecimento de ensino na segunda-feira, dia 7 de fevereiro, para provas de todos os módulos, das 9h às 16h, junto à CAT, no Prédio da Reitoria -Rua José Lourenço Kelmer, s/n Campus da UFJF, Bairro São Pedro em Juiz de Fora – MG – ou enviados por e-mail para o endereço eletrônico vestibular@ufjf.edu.br .

Eles deverão ser realizados por meio de formulário próprio, disponibilizado no site da Copese, e somente será analisado se constar as respectivas razões, específicas para cada questão contestada ou gabarito contestado. O resultado dos recursos e o gabarito oficial serão divulgados até o dia 31 de março de 2022, no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos.

Da decisão da Copese sobre as formulações das questões das provas e de seus gabaritos ou de suas anulações não cabe recurso.

Notas

Para o Módulo III, as notas das provas e o resultado final saem, respectivamente, nos dias 24 e 31 de março. Já as notas das provas dos módulos I e II serão divulgadas no dia 17 de maio, enquanto o resultado final será publicado no dia 26 do mesmo mês. As informações estarão disponíveis na página da Copese

Pism em números

O quantitativo de colaboradores envolvidos no Pism 2022, se considerados a atuação nos cinco municípios, é de aproximadamente seis mil, divididos em atividades de coordenação, supervisão, fiscalização e aplicação, entre os três módulos do programa. Além deles, uma equipe de cem pessoas atua no receptivo, ajudando os participantes que chegam aos locais do exame. Eles estão vestidos com coletes cinzas e crachás de identificação vermelhos.

Leia mais:

Candidatos falam sobre expectativas no primeiro dia do Pism
Movimento no campus já se intensifica para o Pism
Cerca de 30 mil estudantes fazem provas do Pism este fim de semana

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br – Copese

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf

Twitter: @ufjf_

Youtube: TVUFJF