Cerca de 30 mil estudantes realizam, neste final de semana, 5 e 6, as provas do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2022 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Cinco cidades recebem o exame – Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda, com início às 13h e término às 17h. Os portões dos locais de prova serão abertos às 11h30, para que sejam evitadas possíveis aglomerações e atrasos.

As provas dos módulos I e II têm 56 questões, objetivas e discursivas de igual forma e teor, totalizando 120 pontos. No sábado, 5, serão abordados os conteúdos de Língua Portuguesa, Geografia, Matemática e Química. Já no domingo, 6, serão cobradas as competências de Literaturas, Biologia, Física e História.

Já para os inscritos no módulo III são 60 questões, com questões objetivas iguais para todos os candidatos e discursivas de acordo com a área de conhecimento correspondente ao curso escolhido. Neste módulo, os inscritos podem alcançar até um total de 140 pontos.

No sábado, todos farão as questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Literaturas, Biologia e Matemática. Aqueles que escolheram cursos de Economia e Administração serão cobrados sobre conhecimentos discursivos de Língua Portuguesa, Matemática e Sociologia. Já os que optaram pelas Exatas, terão que discorrer sobre Língua Portuguesa e Matemática. Para os estudantes voltados para a área de Humanas serão abordados assuntos sobre Língua Portuguesa, Literaturas e Sociologia. E os inscritos em graduações do campo da Saúde terão como temas  Língua Portuguesa e Biologia.

No domingo, as questões objetivas serão sobre Física, Química, Geografia e História. Já as discursivas para aqueles que escolheram cursos de Humanas e de Economia e Administração serão sobre Geografia, História e Filosofia e para os candidatos das áreas de Exatas e de Saúde serão sobre Física e Química.

As provas serão iniciadas impreterivelmente às 13h e, após o início de aplicação dos exames, os candidatos devem permanecer nas salas por, no mínimo, uma hora e trinta minutos. Ao término das avaliações, é permitido ao candidato levar o Caderno de Provas. Já o Cartão Resposta deve ser entregue para o fiscal, sendo preenchido por caneta preta ou azul, de corpo transparente, sem rasuras.

Medidas de biossegurança

Durante a chegada no espaço em que serão realizadas as provas, os candidatos devem seguir as normas de biossegurança indicadas por autoridades em saúde. Será obrigatório que os estudantes e acompanhantes utilizem máscaras faciais que cubram completamente a boca e o nariz (modelos tais como cirúrgicas, N95 e/ou de pano). A Universidade não fornecerá máscaras aos candidatos. Além disso, é recomendável que o inscrito leve máscaras extras e utilize álcool em gel para higienizar as mãos antes, durante e depois do processo seletivo. Conheça os protocolos de biossegurança exigidos no Pism 2022.

Pode ou não pode?

Leia o edital para saber quais os documentos necessários para realizar as provas, itens permitidos e proibidos, e como se portar durante o processo seletivo. Veja também o manual rápido feito pelo Portal da UFJF sobre o que pode ser levado para a prova e atitudes que resultam na desclassificação.

Não se atrase

É recomendável que os candidatos conheçam com antecedência os locais de prova, para que no dia do exame não tenham dificuldades com o trajeto nem se atrasem. Ao contrário do último ano, quando as provas foram aplicadas em datas diferentes para cada módulo, nesta edição, o volume de participantes será bem maior, o que exige planejamento e bastante prudência ao sair de casa. Confira os mapas, as dicas de transporte e de trânsito disponibilizadas pela UFJF.

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.brCopese

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf