Estudantes chegaram com antecedência ao campus para evitar atrasos e aglomerações (Foto: Carolina Nalon)

O movimento no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) já começa a se intensificar com a chegada dos candidatos da 22ª edição do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). As provas acontecerão em Juiz de Fora, Governador Valadares. Muriaé, Petrópolis e Volta Redonda, entre 13h e 17h.

A vice-reitora da UFJF, Girlene Alves, diz que a Universidade se organizou para receber os mais de 30 mil candidatos com atenção às medidas de biossegurança. “Desejo boas-vindas e boas provas para vocês. Lembro que durante a pandemia que estamos vivendo, a proteção individual é um aspecto importantíssimo para a proteção coletiva.” Segundo Girlene, a UFJF ficará atenta e vigilante para assegurar o cumprimento dos protocolos, do distanciamento, higienização das mãos e o uso correto da máscara.

vice-reitora Girlene Alves _ Pism I UFJF 2021 _ Foto Carolina de Paula UFJF

Vice-reitora, Girlene Alves, reafirma necessidade de observação dos protocolos e deseja boas-vindas aos candidatos e futuros alunos da instituição (Foto Carolina de Paula UFJF)

“Pedimos que as pessoas sejam sensíveis à causa e ao bem coletivo. É preciso que o uso das máscaras seja o correto, cobrindo boca e nariz, e preferencialmente aquelas que protejam o candidato e todos aqueles que estiverem à sua volta. Tragam mais de uma máscara e troquem quantas vezes for necessário. Ela deve ter boa adaptação ao corpo para que o estudante se sinta confortável para fazer as provas. É necessário reforçar para que todos leiam os protocolos de biossegurança antes de comparecer ao local de provas, mantenham as mãos higienizadas, alimentem fora das salas de aula e tragam água de casa, tudo conforme o nosso protocolo”, reforça a vice- reitora.

Atenção ao horário de chegada

O pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, também desejou uma boa prova para os candidatos e reforçou a atenção ao edital. “Desejo a todos e todas boas-vindas e peço que se atentem aos documentos, ao horário de início dos exames e ao local de provas. Também é fundamental que tenham conhecimento sobre os protocolos de biossegurança da UFJF para que o Pism possa transcorrer na maior normalidade possível.”

A coordenadora da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese), Katiuscia Antunes, lembra que o Pism volta a ter as provas dos três módulos aplicadas nos mesmos dias, como tradicionalmente já acontece, com exceção de 2021. Assim, o campus terá novamente um grande volume de pessoas transitando e, apesar de ser um espaço aberto, o uso das máscaras é muito importante, mesmo fora das salas e unidades de aplicação das provas. “Desejo que façam o processo com tranquilidade e confiança, conscientes da importância em cuidar de si e do próximo. Além disso, é importante verificar se estão com todo o material necessário para prestar os exames. Sejam bem-vindos ao Pism 2022.”

Pism em números

Entre os 30.314 candidatos, 13.039 estão inscritos no módulo I; 9.581 no módulo II; e 7.694 no módulo III. A maior concentração de estudantes, um total de 16.998 alunos, estão alocados em Juiz de Fora; 4.411 em Governador Valadares; 3.416 em Muriaé; 3.363 em Petrópolis e 2.131 em Volta Redonda.

O quantitativo de colaboradores envolvidos no Pism 2022, se considerados a atuação nos cinco municípios, é de aproximadamente seis mil colaboradores, divididos em atividades de coordenação, supervisão, fiscalização e aplicação, entre os três módulos do programa. Além deles, uma equipe de cem pessoas atua no receptivo, ajudando os participantes que chegam aos locais do exame. Eles estão vestidos com coletes cinzas e crachás de identificação vermelhos.

Central de atendimento

Para o PISM 2022, a Central de Atendimento (CAT) irá realizar um plantão neste final de semana, atendendo por meio de seus canais remotos (e-mail faleconosco@ufjf.edu.br , Jivochat disponível no endereço www.ufjf.br/cat e no WhatsApp (32) 2102-3911). O atendimento será exclusivamente para as questões voltadas ao Pism.

O horário de atendimento será das 9h às 18h, neste sábado, 5. Já no domingo, 6, será das 10h às 18h. “Haverá também um atendimento presencial, nos mesmos horários, mas pedimos que sempre que possível, em razão das medidas de distanciamento social, que as pessoas procurem o atendimento remoto antes de comparecerem ao presencial”, finaliza o coordenador de Atendimento, Mauro Leopoldino.

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.brCopese

Acompanhe a UFJF nas redes sociais

Facebook: UFJFoficial

Instagram: @ufjf