Semestre inicia em formato remoto enquanto Conselho Superior discute alternativas para aulas práticas em alguns cursos da Saúde (Foto: Caíque Cahon/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) se prepara para receber os mais de 17.600 calouros e veteranos, tanto de Juiz de Fora quanto de Governador Valadares, para o início do primeiro semestre letivo de 2021, que inicia-se na segunda-feira, dia 17 de maio. Neste período serão ofertadas 2.629 disciplinas, 185 opções a mais do que no período anterior.

A Instituição dá as boas vindas a 16.107 veteranos e 1.590 calouros, mas este número pode ser ampliado. Novos alunos, aprovados pelo Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), deverão ser convocados por meio dos editais de reclassificação. O cronograma pode ser encontrado no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara).

Alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem, do campus Juiz de Fora, e das graduações de Odontologia, em ambos campi,  não começam as aulas nesta segunda. Eles irão aguardar a possibilidade de oferta de disciplinas práticas, no momento em que isso for possível, para iniciar o semestre. Atualmente, as alternativas para que isso aconteça estão sendo debatidas no Conselho Superior da Universidade e em outras instâncias internas.

Abaixo, quem está ingressando da UFJF encontra um guia rápido para ajudar nos primeiros passos da vida acadêmica. Aproveite e também se inscreva em nossas redes sociais UFJFoficial (Facebook),@ufjf (Instagram)@ufjf (Twitter) e no Youtube TVUFJF.


Guia do Calouro

 

Siga

Quem ingressou já teve acesso ao Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Ele acompanha o estudante durante toda a trajetória na UFJF, inclusive após o término da graduação. O sistema gerencia as informações acadêmicas e administrativas da instituição. Pelo Siga, os alunos podem acessar informações sobre disciplinas, horários e notas. O Siga permite a impressão do histórico escolar e comprovante de matrícula, a solicitação da matrícula em disciplinas ou o trancamento delas e de curso, e a atualização de informações relacionadas ao cadastro. O sistema também gerencia a reserva e renovação de empréstimos de livros da biblioteca (atualmente fechadas devido à pandemia).

Calendário e RAG

Para não perder os prazos, é preciso estar atento ao Calendário Acadêmico. No documento fica listado o cronograma realizado para análise de matrícula, aproveitamento de crédito, trancamento e destrancamento de matrículas, recessos, entre outras ações. Ele é o guia para o início dessa nova fase. Também vale a pena conhecer as normas que regem os cursos e a vida universitária no Regulamento Acadêmico de Graduação (RAG).

Ensino Remoto Emergencial

O Ensino Remoto Emergencial (ERE) foi adotado para os  cursos de graduação e pós-graduação da instituição, em caráter excepcional, e segue as orientações de proteção à saúde no contexto da pandemia de Covid-19. 

O ERE contempla atividades síncronas (aulas que o aluno pode assistir em tempo real com o professor) ou assíncronas, na qual ele escolhe a gravação daquela atividade para ver quando desejar. A UFJF adota as plataformas do Google Classroom e o Moodle. O acesso é feito pelo e-mail institucional criado a partir do Siga. No site exclusivo do ERE é possível encontrar mais informações sobre o modelo de ensino, tutoriais e outros materiais de apoio. 

Os usuários do Google Sala de Aula contam com uma central de ajuda pelo e-mail suporte.ere@ufjf.edu.br  e, mediante agendamento, em salas virtuais. Já os usuários do Moodle podem tirar dúvidas por meio do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAIT) do Centro de Educação a Distância (Cead).

Suporte para o uso do Google Sala de Aula.

Suporte para o uso do Moodle.

Saiba mais sobre o Ensino Remoto Emergencial

O estudante que tiver alguma dúvida em relação à graduação e a forma como serão realizadas as disciplinas pode entrar em contato com as coordenações de curso para mais detalhes. 

Carteirinha de estudante

No campus-sede, o estudante pode requerer a Carteirinha de Estudante pela página do Restaurante Universitário (RU). Qualquer dúvida no processo de solicitação pode ser encaminhada pelo e-mail carteirinha.ru@ufjf.edu.br  ou pelo Instagram @ru.ufjf. Ainda vale lembrar que as carteirinhas só serão entregues quando as atividades retornarem presencialmente. No caso de excepcionalidade, em que o aluno precise do documento, a situação deve ser apresentada durante o requerimento e será resolvida em particular.

Em Governador Valadares, os estudantes devem acessar o SAU Aluno e solicitar a carteirinha estudantil. O prazo para emissão da carteirinha é de até 5 dias úteis e todo o processo, da solicitação à confirmação de que o cartão de identificação está pronto, é feito online. Após a comunicação de que a carteirinha já está confeccionada, a mesma fica disponível para o estudante ou servidor no setor de Protocolo, na sede administrativa da UFJF Campus GV (Rua São Paulo, 745 – Centro).

Apoio estudantil, bolsas e outras oportunidades

Para evitar a evasão durante o ensino superior, a UFJF abre uma série de oportunidades que permitem ao aluno concluir a graduação. Entre elas, a Universidade oferece o Apoio estudantil, bolsas de treinamento profissional (TP) e de extensão entre outras oportunidades que aliam o ensino à prática e ainda garantem que o estudante seja remunerado durante o aprendizado.

Em relação ao Apoio Estudantil e as bolsas oferecidas pela Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae), durante a suspensão das atividades acadêmicas da UFJF, os novos pedidos e o envio das documentações pendentes devem ser encaminhadas pelo e-mail atendimentosocial.proae@ufjf.edu.br  para orientações e para sanar dúvidas de como proceder. Confira as orientações de como participar do Programa de bolsas e auxílios estudantis.

Outra iniciativa necessária para adaptação na vida acadêmica é acompanhar o Portal do Estudante. Na página podem ser encontradas notícias sobre a vivência estudantil, como, por exemplo, as bolsas de TP e extensão, os apoios que são oferecidos, informações sobre os cursos, questões relacionadas à aceitação das diversidades e o programa Vida de Universitário.

Acessibilidade

O Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) tem o objetivo de construir e implementar políticas de ações afirmativas para pessoas com deficiência, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Altas Habilidades e Superdotação no âmbito dos cursos de graduação e pós-graduação da UFJF. 

Durante a crise epidemiológica, a principal ação realizada pelo NAI,  é a disponibilização de monitores especializados para auxiliar os estudantes com deficiência no processo de inclusão no ensino remoto, considerando que algumas plataformas têm pouca acessibilidade. O estudante com deficiência que tiver algum tipo de dificuldade, deve entrar em contato com o NAI pelo e-mail nucleo.nai@ufjf.br

Biblioteca

As bibliotecas da UFJF reúnem 374.360 exemplares físicos de livros, mas elas estão atualmente fechadas devido à pandemia de Covid-19. Os alunos podem acessar mais de 21 mil e-books pelo Siga. Os livros digitais são uma alternativa complementar que permite o acesso de forma prática e rápida aos conteúdos acadêmicos. Conheça os serviços oferecidos pela Biblioteca.

Central de Atendimento

A Central de Atendimento (CAT) é o setor responsável por passar informações gerais, receber e entregar documentos e dar entradas de processos. Fica no prédio da Reitoria e funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h,e, aos sábados, das 9h às 12h. Enquanto as atividades presenciais estiverem suspensas, a CAT atende virtualmente pelo whatsapp (32) 2102-3911, pelo e-mail faleconosco@ufjf.edu.br ou presencialmente mediante agendamento.

Uso do nome social

A pessoa interessada em solicitar o uso do nome social deve preencher o formulário on-line, que pode ser acessado na página da CAT, e seguir as orientações apresentadas no documento. Após é preciso encaminhá-lo, devidamente preenchido e assinado, para o e-mail faleconosco@ufjf.edu.br  . Vale destacar que se o requerente for menor de 18 anos, será necessário a anuência do responsável. Caso haja alguma dificuldade, o solicitante deve entrar em contato com a CAT por meio dos canais de atendimento.

Ouvidoria 

A Ouvidoria funciona no prédio da Reitoria, no campus Juiz de Fora. Este é um serviço de atendimento às comunidades interna e externa com atribuições de ouvir, encaminhar e acompanhar reclamações, solicitações e sugestões.

A UFJF também disponibiliza atendimento de ouvidoria especializada para situações de discriminação, preconceito, violência e opressão. 


Leia mais: Universidade retoma aulas no dia 17 em formato remoto

Passei, e agora? Confira as principais dicas para o ingresso

Outras informações:

(32) 2102-3911 – Central de Atendimento (CAT)

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