Auxílios, empréstimos de equipamentos, Restaurante Universitário e projetos estão ativos (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Com a preparação para a retomada gradual das atividades presenciais de ensino na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae) tem promovido e adequado ações e projetos para a permanência dos estudantes. As iniciativas acontecem por meio da bolsa do Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) e mais quatro auxílios: transporte, alimentação, moradia e creche. Além disso, a pró-reitoria oferece atendimentos psicológicos de caráter emergencial e apoio pedagógico.

A pró-reitora de Assistência Estudantil, Cristina Simões Bezerra, pontua que mesmo com um grande limite orçamentário, a pró-reitoria está se adaptando às novas solicitações que estão acontecendo diante o cenário.

“Garantir a permanência dos estudantes, seja para os alunos que estão retornando ao ensino presencial quanto aqueles que seguem no ensino remoto, é essencial nesse próximo semestre. As condições socioeconômicas de uma forma geral no Brasil tiveram uma piora significativa durante a pandemia. Então nós acreditamos que nossos estudantes vão demandar mais as políticas de assistência estudantil para garantir a sua permanência.”

Como solicitar bolsa Pnaes e auxílios estudantis

As solicitações para bolsa Pnaes e demais auxílios acontecem de forma remota. Apenas discentes que estão regularmente matriculados em cursos de graduação presencial na UFJF, que não concluíram nenhuma graduação e que possuem renda bruta mensal familiar per capita de até 1,5 salários mínimos podem se inscrever. Para realizar a solicitação basta seguir as orientações de como participar do Programa de Bolsas e Auxílios Estudantis e enviar a documentação necessária para atendimentosocial.proae@ufjf.edu.br.

“Estamos com o edital de fluxo contínuo aberto, ou seja, a qualquer momento que o aluno sentir necessidade, ele pode recorrer a esse edital, fazer a análise socioeconômica, apresentar a documentação e, caso seja atendido, vai passar a receber a bolsa ou o auxílio”, explica Cristina Simões Bezerra.

Moradia Estudantil

Em razão da pandemia, ainda não há previsão para novos editais de oferta de vagas na Moradia Estudantil. Os alunos que já fazem parte do programa e estão voltando neste período terão acompanhamento pela equipe da Proae, que tem tomado medidas para evitar a contaminação por Covid-19.

Empréstimos de equipamentos

Segundo a pedagoga e coordenadora de Assistência Estudantil, Franciene Aparecida da Silveira, um novo edital para empréstimos de notebooks será publicado em breve. Os estudantes devem ficar atentos ao site da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil. A iniciativa visa auxiliar alunos e alunas de graduação atualmente matriculados no Ensino Remoto Emergencial (ERE).

Restaurante Universitário

O Restaurante Universitário no campus segue com regulações, visando a contenção da disseminação do vírus, mas funcionará para todos os alunos que estão em atividades presenciais. O almoço é oferecido normalmente todos os dias. Já o jantar começará a ser servido a partir da próxima quarta-feira, 13. É obrigatório o uso de máscara durante todo o trajeto dentro do RU até o acesso à mesa de refeição. O RU Centro permanece fechado.

O pagamento pelas refeições será feito através de créditos na carteirinha de estudante. Os créditos poderão ser adquiridos no caixa do RU de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h. Os tickets adquiridos anteriormente poderão ser convertidos em créditos na coordenação do RU Campus, preferencialmente, das 8h às 10h30 ou das 14h às 16h. Confira todas as orientações no site do Restaurante Universitário.

Demais projetos

Segundo a pró-reitora de Assistência Estudantil, os demais projetos estão sendo desenvolvidos com alguns limites devido a pandemia. As informações sobre quais projetos estão em andamento se encontram no site da Proae

Outras informações: Pró-Reitoria de Assistência Estudantil