Campus sede da UFJF, em Juiz de Fora, voltou ao movimento habitual com a chegada dos estudantes (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

Mais de 19 mil estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) são esperados no retorno das aulas do ano letivo de 2024 nesta segunda-feira, 11. Alguns cursos da instituição ainda seguem outras datas, em virtude da reposição de conteúdos. Confira os calendários acadêmicos vigentes. Os números englobam tanto calouros, quanto veteranos, nos períodos integral e noturno. As aulas nos cursos que dão início ao período letivo nesta segunda, seguem até o dia 16 de julho. A UFJF continua chamando novos convocados pelas listas de reclassificação, os quais podem iniciar as aulas assim que efetivarem a matrícula on-line e o envio de documentos. Saiba mais

Caloura do curso de Direito, Maria Clara Nascimento é natural do Rio de Janeiro e ingressou pelo Pism (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

O campus sede da Universidade, em Juiz de Fora, voltou ao movimento habitual nesta segunda, com a chegada dos estudantes. Natural do Rio de Janeiro, a estudante Maria Clara Nascimento, 18, ingressou no curso de Direito, por meio do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Para a jovem, o “enorme” espaço do campus é um destaque do local. Agora ela espera ter “boas notas, fazer muitos amigos e aproveitar a liberdade”, conta. 

Oriundos de Santos Dumont, na Zona da Mata mineira, os estudantes João Victor da Silva Fernandes e Rafael Bastos Petronilho, ambos com 17 anos, foram aprovados nos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica – Robótica e Automação. Para a dupla, estar em um espaço físico como o da dimensão do campus, também é um ponto relevante. 

João Victor Fernandes (esquerda) e Rafael Petronilho (direita), são de Santos Dumont e destacaram o espaço físico do campus (Foto: Carolina de Paula/UFJF)

João Victor Fernandes conta que espera “poder festejar muito e viver totalmente a vida universitária, ter um bom rendimento nas disciplinas e não sofrer nenhuma reprovação”. Em consonância, o seu conterrâneo, Rafael Petronilho, almeja “ir bem em todas as disciplinas, não ter nenhuma reprovação e, ao final, sair com o diploma.”

Informações úteis para o estudante

O horário das aulas está disponível no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) e, em caso de dúvidas, o aluno deve procurar a coordenação do curso ou a Central de Atendimento da UFJF, localizada no prédio da Reitoria/Biblioteca, no centro do campus. O Siga permite o acesso a serviços importantes da UFJF, como, por exemplo, o UFJF Wi-Fi, o Moodle e o Pergamum (sistema da biblioteca). 

Para acessar o sistema pela primeira vez ou recuperar a sua senha, acesse a página do Siga, clique em “Primeiro Acesso” ou em “Esqueci minha senha”. Logo, será enviado ao estudante um e-mail com as instruções de acesso.

Os calouros também já podem solicitar sua carteirinha – o documento dá acesso ao Restaurante Universitário e ao empréstimo de livros nas bibliotecas. 

Como solicitar a carteirinha? 

Para fazer as refeições oferecidas pelo Restaurante Universitário e acessar as bibliotecas, o estudante deve acessar o site do RU e clicar em “Solicite carteirinha”. Já na página de atendimento on-line do RU, é preciso clicar em “Solicitar carteirinha” e depois inserir login e senha do Siga.

Logo após, no tópico “Escolha o Setor”, selecione a opção “Carteirinhas”. E, abaixo, escolha se a emissão requerida é para a primeira ou segunda via do documento. O estudante deve inserir os dados solicitados, de acordo com as orientações da página. Quando a carteirinha estiver pronta, o estudante recebe e-mail pelo endereço eletrônico cadastrado no Siga. Na mesma mensagem é enviado o link que direciona o usuário à página de agendamento para a retirada do cartão. A previsão de entrega é de três dias úteis, mas o prazo pode ser menor, de acordo com a demanda.

Após o devido agendamento, o aluno pode retirar a carteirinha estudantil no RU-Campus, na Coordenação do Restaurante Universitário, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e nos sábados, das 10h às 14h. Já no RU-Centro, a retirada pode ser feita nas segundas-feiras, das 11h às 17h, e de terça a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para saber os horários das refeições servidas nas duas unidades do RU em Juiz de Fora e demais informações relevantes para o estudante, acesse o portal Minha UFJF. 

Carteirinha em Governador Valadares

No campus avançado em Governador Valadares, a solicitação da carteirinha pode ser feita pelo Sistema de Atendimento Unificado (SAU Aluno). O Setor de Graduação é responsável por analisar os pedidos dos alunos. Após a aprovação, os requerimentos são encaminhados para a equipe do RU fazer a impressão. 

O prazo de emissão da carteirinha é de até 5 dias úteis. Todo o processo, da solicitação à confirmação de que o cartão está pronto, é feito on-line. Depois de o documento ficar pronto e o estudante ser notificado, a carteirinha deve ser retirada no Setor de Protocolo, localizado na sede administrativa da UFJF-GV. O endereço é Rua São Paulo, 745 – Centro

Bibliotecas da UFJF

Além da Biblioteca Central, localizada na Reitoria, no campus sede, diversas outras bibliotecas estão distribuídas nas unidades acadêmicas e culturais da UFJF. Os procedimentos de empréstimo e devolução devem ser realizados nas unidades.

Os estudantes têm acesso direto a salas de estudo, computadores e estantes de livros. A apresentação da carteirinha de estudante é imprescindível. Caso o estudante ainda não possua a carteirinha definitiva, é necessário apresentar a Carteira de Identidade. Confira outras informações na página do sistema de bibliotecas da UFJF em Juiz de Fora e em Governador Valadares

A Biblioteca Central funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. Confira os horários de funcionamento das bibliotecas setoriais

Recepções aos calouros 

O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) fará o evento de recepção aos calouros dos cursos de Ciências Biológicas e Nutrição no dia 20 de março, das 13h30 às 17h, no Anfiteatro A do local. O evento contará com palestras sobre vida acadêmica, conversa com veteranos e coordenadores dos cursos, além da participação e orientação de representantes da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae). 

O Diretório Acadêmico Benjamin Colucci (DABC), da Faculdade de Direito, fará a recepção para os novos alunos dos períodos diurno e noturno, nesta sexta, 15. A programação conta com o apadrinhamento dos calouros, bate-papo, dentre outras atividades. A programação completa pode ser conferida pelo Instagram do DABC.  

Já o Instituto de Ciências Humanas (ICH) planeja uma recepção aos alunos na primeira semana de abril. 

Recepção do DCE

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) irá promover entre os dias 11 e 15 de março a “Semana de Recepção de Calouros e Calouras”. Dentro da programação, logo no primeiro dia de aula, o DCE irá distribuir panfletos e irá atuar na tiragem de dúvidas, buscando facilitar a vida acadêmica dos novos discentes no Restaurante Universitário (RU).

A programação também conta com duas oficinas na quarta, 13. A primeira, sobre tecidos, será ministrada pelo coordenador de cultura do DCE, Miguel Sabariz. A segunda oficina, sobre fotografia, será promovida pela estudante de Cinema e Audiovisual Duda Perrucho. Ambas as ações acontecem na Ágora da UFJF, próxima ao bosque da Reitoria, a partir das 14h. Para participar, basta preencher o formulário de inscrição. As vagas são ilimitadas e haverá emissão de certificado. A participação é gratuita.  

Já na sexta, 15, acontece a Feirinha dos Estudantes, com trabalhos artísticos produzidos pelos próprios alunos da Universidade. Interessados em participar podem preencher formulário eletrônico. A feira acontece a partir das 9h, no corredor do RU. Outras informações sobre o cronograma da recepção aos calouros organizada pelo DCE estão disponíveis na página do diretório no Instagram