Cerca de 1.500 estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) são esperados nos dois campi da Instituição nesta quarta-feira, dia 3. A data marca o início das aulas presenciais do segundo semestre regular para Juiz de Fora e Governador Valadares. O período ainda está sendo realizado por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE) para a maioria dos estudantes e, agora, inicia-se de forma híbrida para 22 cursos que optaram por esse modelo.

Cursos e disciplinas 

Vinte e dois cursos de graduação receberão presencialmente seus alunos, ofertando disciplinas práticas, teórico-práticas e/ou estágios obrigatórios, sendo 19 do campus-sede e três do campus avançado em Governador Valadares. 

Em Juiz de Fora, estarão de volta estudantes da área de Saúde dos cursos de Ciências Biológicas; Medicina Veterinária; Educação Física e Nutrição, até então ainda não contemplados pelos semestres suplementares, em atual funcionamento. Alunos da área de Exatas dos cursos de Química e das engenharias Ambiental e Sanitária; Civil; Elétrica (Energia; Robótica e Automação; Sistemas de Potência; Sistemas Eletrônicos; Telecomunicações); de Produção e Mecânica também retornam para as atividades práticas. E, na área de Humanas, os discentes de Música; Serviço Social; Arquitetura e Urbanismo; e Direito.

Em Governador Valadares, as aulas práticas do semestre regular irão atender aos alunos de Educação Física, Fisioterapia e Direito. Em ambos os campi, esses discentes juntam-se àqueles que, atualmente, cumprem semestres letivos suplementares, com aulas sendo ministradas presencialmente. 

Conforme o calendário acadêmico aprovado, o segundo semestre regular de 2021 começou no dia 18 de outubro. Desde essa data, alunos, professores e técnicos passam por um período de adaptação e treinamento, cujo objetivo é a adequação aos Protocolos de Biossegurança da UFJF, que devem ser seguidos por todas as pessoas que terão acesso aos dois campi universitários, em decorrência da pandemia de Covid-19. 

“Cada unidade acadêmica ou administrativa e cada curso têm autonomia para se organizar. Neste sentido, foi feita uma orientação para que sejam feitas capacitações com base nos protocolos”, afirma o pró-reitor de Graduação da Universidade, Cassiano Caon Amorim. 

A lista de disciplinas práticas a serem ofertadas no segundo semestre foi definida pelos conselhos de unidade. A orientação é que os estudantes entrem em contato com as coordenações de curso para obter informações sobre essas matérias e que também leiam a Resolução nº 33/2020 do Consu, que aponta as condições excepcionais para o período de pandemia.

Caso o estudante não tenha condições de retornar às atividades presenciais para as disciplinas práticas, teórico-práticas e estágios, há a alternativa de não se matricular e dar sequência ao curso fazendo apenas as disciplinas teóricas. Se forem oferecidas apenas disciplinas práticas ou teórico-práticas ou elas sejam as únicas faltantes para o término da graduação, o estudante pode pedir o trancamento da disciplina ou do curso, no prazo definido no calendário acadêmico.

Protocolos de biossegurança

A UFJF adota uma série de Protocolos de Biossegurança para evitar a contaminação por Covid-19; entre eles, a obrigatoriedade do uso de máscaras e EPIs, distanciamento social, remanejamento dos espaços e turmas. Além desses, os próprios cursos também podem definir, com aprovação da Comissão Interna de Segurança (CIS), outras normas específicas. 

A Instituição também conta com a plataforma de monitoramento Busco Saúde. Todos os membros da comunidade acadêmica em atividades presenciais devem se registrar no sistema e relatar a ocorrência de sintomas ou contato com casos confirmados de Covid-19.

Dúvidas gerais

Os estudantes que precisarem de ajuda devem entrar em contato com a sua coordenação de curso ou com a Central de Atendimento pelo telefone (32) 2102-3911 (fixo e Whatsapp) ou ainda pelo e-mail faleconosco@ufjf.edu.br