Se você passou na UFJF ou aguarda ser chamado pelas reclassificações e está com dúvidas sobre o procedimento de entrada, documentação e matrícula, veja abaixo algumas dicas:

1. Acompanhe o site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). Lá estão listados todos os documentos oficiais como editais, portarias, documentação para matrícula, datas, informações sobre lista de espera, etc. Nem sempre na página principal do Portal da UFJF é possível encontrar os detalhes do processo. O site da Cdara é a fonte oficial e completa de informações.

2. Se você fez uma boa pontuação nos processos e tem chance de ser chamado, veja no cronograma as datas de reclassificações e das matrículas, de acordo com seu processo seletivo (Vestibular, Pism ou Sisu). Não espere receber um e-mail, carta ou ligação. Acompanhe o cronograma!

3. O procedimento de matrícula acontece em duas etapas. A primeira é chamada de pré-matrícula on-line, na qual você preenche um formulário com seus dados no Siga – ele é sistema que gerencia tudo na UFJF. E outra etapa de envio de documentos. Essa também é feita on-line, posteriormente, após a análise da pré-matrícula. Você não pode perder o prazo em nenhuma das etapas!

4. Assista ao tutorial da matrícula.

5. Não deixe para fazer sua matrícula no último dia ou hora do prazo estabelecido. Em muitos momentos, o sistema apresenta lentidão por causa do número de acessos. Durante todo o período de matrícula, ele fica aberto e você pode entrar e sair, corrigir ou alterar dados. 

6. Ainda no site da Cdara há uma lista de dúvidas frequentes, como: “Os dados informados (CPF, e-mail, data de nascimento) estão errados. O que eu faço?” Ou ainda: “Perdi minha senha ou acesso ao e-mail informado. O que devo fazer?”. Veja lá nas listas as respostas sobre essas e muitas outras dúvidas do Pism e do Sisu.

7. A documentação a ser apresentada, especialmente, no caso de alguns grupos de cotas é extensa e deve ser preparada com antecedência. Consulte os Anexos dos Editais de Matrícula e prepare uma pasta com os documentos com a ajuda de um familiar, se possível. Se tiver dúvidas, entre em contato por e-mail:

Anexo 1: duvidasmatricula@ufjf.edu.br

Anexo 2: duvidas.sisuab@ufjf.edu.br.

Anexos 3, 4 e 5: comissao.prograd@ufjf.edu.br

8. Os calouros do primeiro semestre de 2021 iniciam as aulas em formato on-line, devido à pandemia de Covid-19. Elas começam no dia 17 de maio. Os horários das disciplinas também estarão disponíveis no Siga. Saiba mais sobre o Ensino Remoto Emergencial adotado pela UFJF.

9. Temos uma Central de Atendimento para poder te direcionar, caso você ainda esteja com dificuldades: faleconosco@ufjf.edu.br ou (32) 2102-3911 (fixo e Whatsapp).

10. Não desista, você já conseguiu! Bem-vindx!