Os laboratórios da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) responsáveis pela realização de testes para diagnóstico de Covid-19 receberam nesta sexta-feira, 19, a visita de representantes da Organização Pan-Americana de saúde (OPAS/OMS) para verificação das condições de operação dos laboratórios, que são referência para Juiz de Fora. A supervisão acontece em todo o sistema de saúde do município.
Durante a visita, os pesquisadores responsáveis pelos laboratórios da Faculdade de Farmácia e do Instituto de Ciências Biológicas responderam a um checklist com questões relacionadas ao funcionamento das instalações. Para Marcelo Silvério, professor e diretor da Faculdade de Farmácia, o resultado da avaliação foi positivo. “Conseguimos alcançar nosso objetivo, que foi demonstrar nossa capacidade técnica, a qualidade do nosso trabalho e equipe, todos os cuidados com o processamento das amostras, velocidade dos resultados para a Prefeitura de Juiz de Fora e o bom alinhamento com a Secretaria de Saúde”, afirma. De acordo com a percepção dos responsáveis pelos laboratórios, não será necessária nenhuma mudança no protocolo de atuação dos laboratórios, pois todos atenderam aos quesitos exigidos pela Organização.
Segundo o Diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Lyderson Viccini, a visita da delegação da OPAS foi produtiva. “Considero que tenha sido uma ótima oportunidade, pois através deste encontro pudemos ter contato com um órgão internacional, dividindo as experiências e contribuições no combate à Covid-19 por meio dos testes diagnósticos”, pontua.
Recentemente os laboratórios da Universidade foram credenciados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, reconhecidos pela aptidão na aplicação do teste e pelo comprometimento com as normas de qualidade e biossegurança. Através desta parceria os laboratórios ampliarão o atendimento para outros municípios da região.