Os laboratórios da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) responsáveis pela realização de testes para diagnóstico de Covid-19 receberam nesta sexta-feira, 19, a visita de representantes da Organização Pan-Americana de saúde (OPAS/OMS) para verificação das condições de operação dos laboratórios, que são referência para Juiz de Fora. A supervisão acontece em todo o sistema de saúde do município.

Durante a visita, os pesquisadores responsáveis pelos laboratórios da Faculdade de Farmácia e do Instituto de Ciências Biológicas responderam a um checklist com questões relacionadas ao funcionamento das instalações. Para Marcelo Silvério, professor e diretor da Faculdade de Farmácia, o resultado da avaliação foi positivo. “Conseguimos alcançar nosso objetivo, que foi demonstrar nossa capacidade técnica, a qualidade do nosso trabalho e equipe, todos os cuidados com o processamento das amostras, velocidade dos resultados para a Prefeitura de Juiz de Fora e o bom alinhamento com a Secretaria de Saúde”, afirma. De acordo com a percepção dos responsáveis pelos laboratórios, não será necessária nenhuma mudança no protocolo de atuação dos laboratórios, pois todos atenderam aos quesitos exigidos pela Organização.

Responsáveis pelos laboratórios da Faculdade de Farmácia e do Instituto de Ciências Biológicas responderam a um checklist estabelecido pela OPAS. (Foto: Gustavo Tempone)

Segundo o Diretor do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Lyderson Viccini, a visita da delegação da OPAS foi produtiva. “Considero que tenha sido uma ótima oportunidade, pois através deste encontro pudemos ter contato com um órgão internacional, dividindo as experiências e contribuições no combate à Covid-19 por meio dos testes diagnósticos”, pontua.

Recentemente os laboratórios da Universidade foram credenciados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, reconhecidos pela aptidão na aplicação do teste e pelo comprometimento com as normas de qualidade e biossegurança. Através desta parceria os laboratórios ampliarão o atendimento para outros municípios da região.