A partir desta quinta-feira, 19, uma série de reportagens desenvolvidas pela equipe da Diretoria de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai apresentar um balanço do que foi realizado em 2019 e as perspectivas para 2020. A avaliação é feita a partir das informações e ações das pró-reitorias e diretorias de gestão acadêmica. A gestão “Reconstruir a UFJF” assumiu a Reitoria em abril de 2016. Desde então, tem se pautado no princípio de transparência das atividades realizadas pela Administração Superior, contando com a participação da comunidade acadêmica nas tomadas de decisões. Abrimos esse trabalho, então, com o setor que é fundamental para a avaliação da Universidade: A Diretoria de Avaliação Institucional.
A Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é um setor vinculado à Reitoria, cujo objetivo principal é oferecer suporte e propor diretrizes relacionadas à operacionalização da Avaliação da Universidade, conforme previsto na Lei 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Uma das principais realizações do órgão, em 2019, foi a implementação da avaliação de disciplinas presenciais, feita online, via Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga).
A iniciativa obedece a Resolução 13/2015 do Conselho Superior (Consu), garantindo a participação de estudantes e professores na avaliação interna da UFJF. “A avaliação própria – institucional e de cursos – é obrigatória, por lei, desde 2004 e foi a partir de 2018 que a UFJF passou a contar com um instrumento que permite a participação direta de discentes e docentes em seu processo de autoavaliação. Desde então, passou-se a contar com dados coletados diretamente. Ainda assim, é importante dizer que este processo está em fase de implementação e que é necessário que a participação seja mais expressiva, para que os dados coletados possam, efetivamente, servir para a melhoria dos processos acadêmicos e de gestão na Instituição”, afirma a diretora de Avaliação Institucional da Universidade, Michèle Farage.
Apoio efetivo à CPA
Outro ponto de destaque da atuação da Diavi neste ano foi o apoio efetivo à Comissão Própria de Avaliação (CPA) desde a capacitação, com a organização de palestras e de uma oficina de avaliação, ministradas por especialistas, até a organização documental e apoio executivo a todas as ações da comissão.
Em setembro, foram eleitos os novos representantes da CPA e da Comissão Setorial Própria de Avaliação do campus avançado de Governador Valadares (CSPA-GV). A consulta eleitoral foi realizada nos dias 16 e 17 daquele mês, por meio do Siga. O mandato é válido por três anos.
A CPA tem por finalidade elaborar processos de avaliação periódica da UFJF que contemplem a análise global e integrada do conjunto de dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais da gestão. De acordo com Michéle, os próximos passos visam “aumentar o índice de participação de discentes, docentes e técnicos nos processos de avaliação própria da Universidade, apoiando a CPA no aprimoramento do instrumento de avaliação de disciplinas”.
Outro objetivo é contribuir na elaboração do novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – assessorando a CPA – e preparar a UFJF para a avaliação institucional externa, que deverá ocorrer a partir de 2021.
Capacitação em avaliação institucional e dos cursos de graduação
Outro núcleo de ação da Diavi diz respeito à realização de eventos para atualização e capacitação em avaliação de cursos e institucional, promovidos em Juiz de Fora e Governador Valadares, com especialistas em avaliação.
Em outubro, por exemplo, com o intuito de apresentar às coordenações dos cursos de graduação e demais interessados os instrumentos de avaliação para reconhecimento e renovação de reconhecimento de cursos, a Diretoria de Avaliação Institucional promoveu, no dia 21, mais uma edição do Seminário de Avaliação Institucional, realizado desde 2016.
“Também oferecemos suporte às coordenações de curso em todas as etapas das avaliações in loco realizadas pelo INEP, com participação presencial em todas as visitas realizadas no período, incluindo os nove reconhecimentos de cursos no campus avançado. Além disso, promovemos visitas a todos os cursos avaliados com conceito 3, para troca de informações sobre as possíveis dificuldades encontradas nas avaliações”, acrescenta a diretora.
Suporte a todos os agentes envolvidos no Enade
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) – outro componente avaliativo central para a graduação brasileira – também recebe atenção especial da Diavi. Segundo a diretora de Avaliação Institucional, o órgão atuou no sentido de oferecer auxílio às coordenações e estudantes participantes do Exame, com a realização de eventos específicos e apoio em todas as etapas do processo. “Por solicitação da Diavi, foi aperfeiçoado, no Siga o Módulo Enade, que auxilia as coordenações na identificação dos estudantes habilitados à prova”, informa.
Ainda segundo Michèle, é grande o volume de trabalho e responsabilidade, principalmente das coordenações dos cursos. “O papel da Diretoria de Avaliação, tanto com relação ao Enade, quanto às visitas de avaliação in loco do Inep, é de orientar, tornar o processo claro, tranquilo, para todos os envolvidos, inclusive os estudantes”.
Neste sentido, as competências e responsabilidades dos vários agentes institucionais envolvidos na realização do Exame na UFJF, tais como a Diavi, a Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), o Centro de Gestão do Comportamento Organizacional (CGCO), as Coordenações e os estudantes, foram regulamentadas pela Portaria nº 1.762, de 30 de outubro.
Propostas visam expandir ainda mais a Avaliação Institucional
Segundo Michèle Farage, algumas das principais ações previstas para 2020 têm, como escopo, implementar iniciativas de capacitação e fortalecimento da Comissão Própria de Avaliação. Para isso, visam apoiar a CPA na elaboração e implementação de um instrumento de avaliação institucional para estudantes, professores e técnicos. “Também pretendemos apoiar a Propp na implementação da autoavaliação da Pesquisa e da Pós-Graduação da UFJF”.
Outros objetivos giram em torno do fomento, junto às coordenações de curso, do emprego dos relatórios de avaliação externa e própria como fonte de informações para o aprimoramento dos projetos pedagógicos e administrativos e consequente melhoria dos conceitos nas avaliações externas.
“A Graduação é muito grande na Universidade, então o grande volume de atuação da DiAvi foi direcionado aos cursos de graduação. Mas, também estamos iniciando um processo de levantamento de informações para a avaliação institucional, numa ação de apoio à Comissão Própria de Avaliação (CPA), à Pró-reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (Proplan) e demais setores diretamente envolvidos. Vamos começar, também, a interagir com a Pró-reitoria de Extensão (Proex) e de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) para apoiar os processos de autoavaliação desses setores”, finaliza a diretora.
Outras informações: (32) 2102-3915 – Diretoria de Avaliação Institucional (Diavi)