Está aberto o prazo para lançamento de candidaturas de docentes, técnicos administrativos e estudantes para compor a Comissão Setorial Própria de Avaliação (CSPA). Instituída para considerar as particularidades do campus Governador Valadares, a CSPA é parte da Comissão Própria de Avaliação (CPA), da Universidade Federal de Juiz de Fora. Para se inscrever, é preciso acessar o Siga 3, até o dia 9 de setembro. Confira o edital.

A Comissão Própria de Avaliação é formada por representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica, bem como por representantes da sociedade civil organizada. Trata-se de uma comissão prevista em lei, obrigatória às Instituições de Ensino Superior. De acordo com o representante da direção de GV na CPA e membro da comissão eleitoral, professor Fernando Eustáquio, as comissões têm como finalidade planejar, organizar e executar avaliações internas sobre diferentes eixos temáticos, tais como infraestrutura, políticas acadêmicas, políticas de gestão e outros.

“Os resultados obtidos pela CPA e CSPA no processo de autoavaliação, além de possibilitar ao Ministério da Educação realizar o acompanhamento do desenvolvimento da Universidade, permitem que a comunidade acadêmica expresse a sua percepção quando às políticas executadas na UFJF, oportunizando aos gestores que medidas de melhorias possam ser adotadas”, explica.

Composição da CSPA-GV
A CSPA-GV é composta por oito membros, sendo seis destes eleitos conforme previsão que se segue:

I – Dois Docentes do quadro efetivo da UFJF;
II – Dois Discentes regularmente matriculados na UFJF, sendo um da Graduação e outro da Pós-Graduação;
III – Dois TAEs do quadro efetivo da UFJF;
Parágrafo único: Os candidatos que são tratados nos incisos I, II e III serão eleitos dentre seus pares vinculados ao campus de Governador Valadares em turno único.

Busca por melhorias no ambiente acadêmico
A respeito da atuação da CPA no contexto da Universidade, o docente destaca avanços importantes: “Em 2021, pela primeira vez foi realizada uma autoavaliação institucional pela Comissão Própria envolvendo toda a comunidade acadêmica dos dois campi. Essa avaliação já possibilitou discussões importantes sobre a melhoria no processo de gestão da Universidade. A CSPA também tem muito a contribuir desenvolvendo ações de autoavaliação específicas em GV. É importante que a comunidade acadêmica participe do processo eleitoral para representantes na CSPA para que possamos fortalecer e consolidar o processo de autoavaliação institucional realizado de forma autônoma e participativa”, finaliza.

Mais informações: cspa.gv@ufjf.br