Respostas poderão contribuir para melhoria da infraestrutura da Instituição (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Já está disponível o relatório da Autoavaliação Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora – o Avalia UFJF 2023. O processo, executado pela Comissão Própria de Autoavaliação (CPA), é realizado com o intuito de conhecer e verificar as necessidades da comunidade acadêmica e da comunidade externa à UFJF sobre a infraestrutura da Instituição. O período da Autoavaliação Institucional, relativa ao ano anterior, foi realizado de fevereiro a março deste ano. 

Segundo a vice-presidente da CPA, Pâmela Gerheim, respostas da comunidade indicam potencialidades e desafios da Instituição (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Os participantes responderam ao questionário sobre diversos espaços da Universidade: unidades administrativas, acadêmicas, salas de aula, entre outros locais. De acordo com o relatório, foram obtidas 1.469 respostas aos questionários on-line de Autoavaliação Institucional. O número de respostas enviadas por estudantes e servidores foi equivalente a 3,1% e 13,4% do universo de participantes, respectivamente. 

Estudantes (de graduação e pós-graduação) e servidores (técnico-administrativos e docentes) de ambos os campi da UFJF participaram da pesquisa. No total, foram obtidas 887 respostas (82%) da comunidade do campus sede, em Juiz de Fora, e 145 respostas (13%), do campus avançado em Governador Valadares.

Os alunos dos Polos de Educação a Distância (EaD) contribuíram com 28 respostas (3%) e os servidores do Colégio de Aplicação João XXIII, com 15 respostas (1%). A participação da sociedade civil aumentou mais de 5 vezes na autoavaliação referente a 2023, em relação à pesquisa relativa a 2022. De um ano para o outro, o número saltou de 70 para 390 respostas. Entre os respondentes, 225 (58%) opinaram sobre a infraestrutura do campus universitário de Juiz de Fora.

De acordo com a representante docente e vice-presidente da CPA, Pamela Gerheim, os dados gerados apontam para várias potencialidades e desafios institucionais, incluindo a necessidade de melhoria do acesso à Internet e de espaços para estacionamento em diversas unidades. 

“Uma inovação trazida pela CPA foi o Painel Explorador de Dados, que permite consultas interativas pelo público, favorecendo a observação dos resultados conforme o público respondente, o item ou a unidade avaliada”, afirma a professora. 

Segundo o presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Leonardo Goliatt, as respostas poderão subsidiar decisões de gestores e contribuir para a melhoria contínua da infraestrutura da UFJF. 

Com esta Autoavaliação Institucional, termina o ciclo avaliativo 2021-2023. A partir do próximo ciclo de avaliação (2024-2026), serão geradas informações longitudinais, que poderão ser comparadas com o ciclo anterior.

Confira o relatório completo e o Painel Explorador de Dados – Infraestrutura

Outras informações: Comissão Própria de Autoavaliação (CPA)