A Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) divulga nesta sexta-feira, 13, a partir das 15h, a lista de aprovados na prova de habilidade específica de teoria e percepção musical do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2020 e do Vestibular de Música 2020. Os candidatos aprovados, que obtiveram nota maior ou igual a 15 pontos, realizam prova de prática musical a partir das 8h nos dias 17 e 18 de setembro.
Os candidatos ao Pism 2020 considerados inaptos na prova de teoria e percepção musical serão direcionados para a segunda opção de curso escolhida no ato da inscrição. Os candidatos ao Vestibular de Música considerado inaptos estão automaticamente eliminados do processo.
Segunda etapa: prova prática
Nos dias 17 e 18 de setembro, ocorre a segunda etapa, com aplicação das provas práticas, no mesmo local, a partir das 8h. Nesse momento são avaliadas a desenvoltura instrumental e técnica dos candidatos e a sua expressividade e compreensão musicais.
Para essa fase, a prova seguirá o programa específico para cada modalidade do curso. A dinâmica das provas varia de acordo com as opções de bacharelado e licenciatura. As habilitações para o candidato ao bacharelado são em flauta transversal, violão, violino, violoncelo, piano, canto e composição musical. Os candidatos à licenciatura devem executar três peças, sendo uma de livre escolha; e duas do repertório erudito ou popular, de acordo com instrumento musical ou canto, previsto no edital.
A prova de prática musical vale cem pontos. Metade dessa nota considera critérios de desenvolvimento técnico, como postura, afinação, precisão rítmica, fluidez na leitura, articulação e fraseado. Os outros 50 pontos são de acordo com o desenvolvimento interpretativo, como andamento da execução, adequação estilística, musicalidade, maturidade interpretativa. Será considerado apto o candidato que conseguir pontuação igual ou superior a 70% dos pontos, ou seja, o mínimo de 70 dos pontos. O resultado da Prova de Habilidade Específica será disponibilizado a partir das 15h do dia 24 de setembro.
Caso o candidato ao curso de Bacharelado em Música tenha escolhido como segunda opção o curso de Licenciatura em Música serão acrescentadas duas peças ao repertório da prova prática musical referente a cada habilitação. O candidato ao Bacharelado que não for considerado apto na prova de prática musical para o ingresso neste curso, mas for considerado apto para o ingresso na Licenciatura, não precisará fazer novas provas de habilidade específica, desde que tenha, no ato da inscrição, indicado o curso de Licenciatura em Música como sua segunda opção.
Se o candidato ao Pism 2020 não for aprovado em alguma das provas específicas para os cursos de Música, será direcionado para a segunda opção de graduação escolhida no ato de inscrição, desde que a escolha não seja para algum dos cursos de Música.
Próximas etapas
O Vestibular de Música é realizado em duas etapas, sendo a primeira correspondente às provas de habilidade específica, conforme disposto em Edital. A segunda é a participação nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nos domingos 3 e 10 de novembro.
Os candidatos inscritos no Pism 2020 devem realizar as provas do Módulo III, nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro.
Confira o edital completo do Pism 2020
Confira o edital completo do Vestibular de Música 2020
Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br
Leia mais:
Pism 2020 e Vestibular de Música batem recorde de inscrições
Pism 2020 e Vestibular de Música: conheça as provas de habilidade específica
Pism 2020 altera data para o pagamento das taxas de inscrição
Pism 2020 divulga resultados dos pedidos de isenção
Pism 2020: veja como pedir atendimento especial para realização das provas
Pism 2020 recebe 14.713 pedidos de isenção
Pism 2020: o que muda no acesso às vagas do Instituto de Artes e Design
Pism 2020: entenda como funciona a Área do Candidato
Pism 2020: Como pedir a isenção da taxa de inscrição?
Entenda o sistema de cotas do Pism
Pism 2020 oferece 2.303 vagas em 76 cursos para os dois campi