O Fórum Permanente de Diversidade da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) definiu nesta terça-feira, dia 10, a data para eleição de novos representantes. A atividade, que contará também com conferências sobre Direitos Humanos e Ações Afirmativas, será realizada em 16 de outubro. A participação é aberta a alunos, técnico-administrativos em educação (TAEs), professores e terceirizados dos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares, além de integrantes de movimentos sociais externos à instituição.
A deliberação sobre o processo eleitoral ocorreu durante reunião ordinária da instância deliberativa. “Só tínhamos este ponto de pauta. Durante a nossa reunião deliberamos a dinâmica de as eleições serem por seis áreas, que divulgaremos para toda a comunidade, para ampla participação. Faremos um evento com convidadas externas, além das reuniões por temática e da eleição dos novos integrantes para 2020. Tudo será definido e divulgado em breve”, explica o diretor de Ações Afirmativas da UFJF, Julvan Moreira de Oliveira.
As seis áreas contempladas pelo evento e mencionadas por Moreira são: Direitos Humanos e Diversidade Étnico-Racial; Direitos Humanos e Desigualdade de Gênero; Direitos Humanos e População LGBTQI; Direitos Humanos e Pessoas com Deficiência; Direitos Humanos e Vulnerabilidade Econômico-Social; Outras Temáticas Pertinentes aos Direitos Humanos.
O diretor de ações Afirmativas esclarece que, nas reuniões ordinárias do Fórum Permanente de Diversidade da UFJF, as diversas temáticas são debatidas em conjunto por todos os integrantes. Já a metodologia de eleição de novos membros, que envolve reuniões por tema, tem por objetivo ampliar a representatividade da instância deliberativa. “Essa metodologia é adotada na eleição porque a assembleia pretende ser representativa de diferentes demandas.”
Evento para eleição substituirá reunião de outubro
Julvan Moreira acrescenta que a instância deliberativa não realizará reunião ordinária no mês de outubro. “Essa atividade será substituída pelo evento para eleição de novos membros. Como recentemente o Consu aprovou o regimento do Fórum de Diversidade , já partiremos para a elaboração da política de ações afirmativas da UFJF em novembro com os novos integrantes. O mandato dos atuais representantes completará um ano no mês que vem.”
Confira o calendário de reuniões ordinárias do Consu em 2019:
Política de Ações Afirmativas
O Fórum Permanente de Diversidade foi instaurado, pela Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf), em agosto de 2018. Na ocasião, foram eleitos representantes titulares e suplentes dos segmentos docente, discente, técnico-administrativo em educação e terceirizados, além de integrantes de movimento sociais externos à instituição. O objetivo é que a instância deliberativa elabore de modo participativo e democrático uma política de ações afirmativas para a UFJF.
Ações afirmativas são políticas públicas feitas pelo Estado, instituições ou iniciativa privada, visando a corrigir desigualdades presentes na sociedade, acumuladas ao longo do tempo. Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todas e todos, revertendo representações negativas e combatendo preconceitos e discriminações.
Leia mais:
Consu aprova regimento do Fórum de Diversidade
Fórum de Diversidade realiza 2ª reunião nesta segunda-feira, dia 3
Fórum de Diversidade realiza primeira reunião nesta sexta-feira, dia 9
Eleitos representantes do Fórum da Diversidade
UFJF instaura Fórum da Diversidade
Ações Afirmativas recebe inscrições para Fórum da Diversidade
Ações Afirmativas traz Kabengele Munanga à UFJF
Outras informações: (32) 2102-6919 ou forumdadiversidadeufjf@gmail.com – Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf)